FORMATURA

FURG realiza primeira cerimônia de outorga de grau presencial após início da pandemia

Evento segue todos os protocolos de segurança e recebeu autorização do comitê de monitoramento institucional

Nesta sexta-feira, 3, acontece a primeira cerimônia de outorga de grau presencial após o início das medidas restritivas devido a pandemia da covid-19. A liberação do evento faz parte das flexibilizações previstas pela fase 2 do plano gradual de retorno a presencialidade, passando pela avaliação e consequente liberação do Comitê de Monitoramento da Covid-19 da FURG. A solenidade, destinada aos formandos do curso de medicina, envolve 60 estudantes, com a adição de dois convidados por pessoa. Para atender o protocolo de segurança institucional, o Cidec-Sul recebeu uma série de adaptações.

De acordo com o pró-reitor de infraestrutura, Rafael Gonzales, a demanda para análise da viabilidade de realização de formaturas em modo presencial surgiu em meados de julho, com a formalização de um grupo destinado a pensar caminhos para garantir o retorno das cerimônias, e, ao mesmo tempo, garantir a segurança sanitária de todos envolvidos. Assim, formou-se a Comissão para Criação do Protocolo das Outorgas de Grau Presenciais, um grupo interdisciplinar, composto por servidores da Comissão de Proteção e Cuidado, Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra), Secretaria de Comunicação (Secom) e Gabinete da Reitoria.

“A comissão objetivava, mesmo anteriormente à definição de um retorno gradual das atividades presenciais, a realização de formaturas em modo presencial, e sendo assim, o trabalho foi iniciado com o debate do modo de desenvolvimento regular de cada ação e a partir daí foram analisados os protocolos vigentes para cada tipo de atividade, compatibilizando-se a demanda com a capacidade operativa segura”, explicou o pró-reitor. O protocolo - resultado do trabalho do grupo -, foi divulgado em setembro e estabelece os parâmetros básicos para realização do evento de forma segura, prevendo o devido distanciamento, adotando medidas protetivas necessárias e possibilitando uma lotação média de 120 convidados, 15 integrantes de mesa e 60 formandos, além de prever uma cota segura para as equipes de logística, produção e organização.

Segundo a pró-reitora de assuntos estudantis, Daiane Gautério, o momento de retomada das formaturas presenciais na FURG destaca a importância da cerimônia para a universidade, tanto para os profissionais envolvidos quanto para os estudantes. “No entanto, é preciso ressaltar o cuidado e a segurança necessária, viabilizada por meio da criação do protocolo de ações. O documento é o resultado de um grande trabalho para pensar todas as situações e ocasiões que ocorrem dentro de uma outorga de grau, desde a entrada do estudante e dos familiares – incluindo a exigência do comprovante vacinal -, até o momento em que recebem o diploma”, esclareceu Daiane.

Ainda segundo Daiane, este é um momento muito aguardado e solicitado pela comunidade acadêmica, o que torna a cerimônia ainda mais especial. “Os alunos, desde a metade desse ano, com a melhora da condição sanitária, começaram a perguntar e solicitar a formatura presencial. E assim, estamos fazendo de tudo possível para atender o pedido da maneira mais segura possível”, concluiu a pró-reitora.

O evento conta com transmissão ao vivo pelo canal da FURG no Youtube, com início previsto para às 17h.