FORMATURA

FURG realiza cerimônia de outorga de grau presencial pela primeira vez desde março de 2020

Evento aconteceu na última sexta-feira, 3, totalizando 62 formandos e 120 convidados

Photograph: Fernando Halal/Secom

Na tarde da última sexta-feira, 3, o Cidec-Sul voltou a ser o palco de uma cerimônia de outorga de grau desde março de 2020, quando tiveram início as primeiras medidas de distanciamento social em função da pandemia da covid-19. Ao todo, 62 formandos do curso de medicina celebraram a conclusão da graduação; o auditório, sinalizado e adaptado para seguir todos os protocolos de segurança sanitária, comportou 120 convidados em sua totalidade. O evento foi transmitido, ao vivo, pelo canal da FURG no YouTube.

“As outorgas de grau são o momento que talvez tenhamos contato com o maior número de pessoas externas à comunidade universitária, e que demonstram de forma profunda a amplitude do nosso trabalho. Devido aos protocolos de segurança, hoje estamos um pouquinho mais distantes, mas mesmo assim é possível captar e sentir cada vez que vocês se levantam e aplaudem, o quanto significa esse momento para cada família que está aqui”, disse o reitor Danilo Giroldo durante a sua fala de encerramento.

O gestor aproveitou, ainda, para fazer um agradecimento especial à equipe que viabilizou o evento. “Esta é uma grande equipe, tanto em número de pessoas quanto na grandeza de cada um e cada uma. Cada passo dessa cerimônia foi detalhado, discutido e construído coletivamente, com muita conversa e muita preocupação, pois nós, profissionais da educação, sabemos o que significa uma outorga de grau. Por isso a FURG zela tanto por este momento e procura fazer o melhor para ter a cerimônia mais bela possível”, completou.

Protocolo de segurança

O evento foi viabilizado em decorrência da construção de um protocolo de segurança específico para outorgas de grau em caráter presencial. Divulgado em 27 de setembro, o documento estabelece ações e requisitos necessários para a manutenção do contexto sanitário durante a realização de outorgas de grau, tanto no Cidec-Sul, em Rio Grande, quanto em São Lourenço do Sul, Santo Antônio da Patrulha e Santa Vitória do Palmar.

O trabalho é fruto dos esforços de uma comissão composta por integrantes das pró-reitorias de Assuntos Estudantis (Prae), de Planejamento e Administração (Proplad), de Graduação (Prograd), de Infrestrutura (Proinfra), gabinete do Reitor, Secretaria de Comunicação (Secom) e Cidec-Sul, e está disponível ao fim desta matéria.

Protocolo para Outorga de Grau Presencial

 

Gallery

Outorga de grau é a primeira em caráter presencia desde o começo da pandemia

Fernando Halal/Secom