INOVAÇÃO

FURG participa do ImpactaCoop 2025 e destaca o papel da ciência na inovação do agronegócio

Encontro reuniu mais de 1.500 participates, entre produtores rurais, cooperativas, startups e parceiros da cadeia de valor do agronegócio

Photograph: FURG/Divulgação

Nos dias 20 e 21 de agosto de 2025, a FURG marcou presença na segunda edição do ImpactaCoop, evento realizado no município de Espumoso/RS e organizado pela Cooperativa Cotriel e pelo Sicredi. Voltado para produtores rurais, cooperativas, startups e parceiros da cadeia de valor do agronegócio, o encontro reuniu mais de 1.500 participantes, com o objetivo de fomentar a inovação e discutir o futuro do setor.

A programação contou com a presença de 18 startups e 10 parceiros estratégicos, todos com foco em soluções inovadoras para o agro. Um dos destaques foi a batalha de startups, que apresentou propostas com potencial de impacto significativo para a produtividade e a sustentabilidade. A disputa foi intensa e a Terramares, empresa residente do Oceantec, consagrou-se campeã, demonstrando a força da biotecnologia aplicada ao desenvolvimento regional. Entre as finalistas estavam também a Agrifence, com solução para monitoramento de máquinas agrícolas e originada de um projeto desenvolvido com a Unidade Embrapii iTec/FURG, e a Igapó, que atua com compostagem de médio e grande porte utilizando conceitos de Indústria 4.0, também com contrato de desenvolvimento tecnológico com o iTec-FURG.

A FURG foi representada pelo professor Aléssio Almada, representante do Curso de Gestão de Cooperativas (Iceac) e também do Parque Científico e Tecnológico Oceantec, pelo professor Vagner Rosa, representando o C3, e pela estudante do curso de Economia Vitória Cabral.

Durante o evento, foram divulgados os cursos de graduação e pós-graduação e apresentados os ambientes de inovação da universidade. A participação do professor Aléssio Almada incluiu a palestra “Do Laboratório ao Campo: O Impacto Concreto da Pesquisa Acadêmica no Desenvolvimento Regional”, que destacou a importância da transformação da ciência em inovação e o papel dos ambientes de inovação, como o Oceantec e o iTec/FURG, na criação de tecnologias proprietárias e na integração entre conhecimento científico e demandas do setor produtivo. O professor também participou da banca de avaliação da Batalha de Startups.

O ImpactaCoop 2025 consolidou-se como um espaço essencial de conexão entre produtores, cooperativas, startups, universidades e empresas. Ao aproximar ciência, tecnologia e prática no campo, o evento reforçou a importância da cooperação e da inovação aberta como caminhos para enfrentar os desafios atuais do agronegócio e criar oportunidades para toda a cadeia produtiva.

 

 

Gallery

FURG/Divulgação