MARÇO LILÁS

FURG oferece testes rápidos de ISTs durante a Acolhida Cidadã

Serviço foi oferecido através de parceria entre a Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) da FURG e a Secretaria de Município da Saúde (SMS)

Photograph: Hamilton Freitas

Nesta quarta-feira, 4, dentro da programação do Março Lilás da FURG, foram oferecidas  orientações para testes rápidos de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) a estudantes, servidores  e a moradores do entorno da universidade. A atividade foi desenvolvida  no Centro de Convivência do Campus Carreiros, através de parceria entre a Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) da FURG e a Secretaria de Município da Saúde (SMS).

O “Espaço Saúde na Acolhida Cidadã” recebeu uma unidade móvel da SMS, onde ocorreram  a acolhida,  orientações e testes rápidos por profissionais da área de saúde.  De acordo com a enfermeira da DAS, Eloísa da Fonseca Rodrigues, caso o resultado do teste seja positivo, a pessoa é encaminhada  à Rede de Atenção Básica do Município para tratamento. Além do Campus Carreiros, a ação ocorre nesta quinta-feira, 5,  no Campus Santa Vitória do Palmar, e na próxima quarta-feira, 12, no Campus São Lourenço do Sul.

A técnica em enfermagem, Sabrina Sacks, informa  que há um serviço permanente de testes rápidos da ISTs na DAS, no prédio anexo à Progep, no Campus Carreiros. “Para a realização do teste, o estudante ou servidor deve apresentar um documento com foto”, explica

As ISTs são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada.

A sigla IST passou a ser adotada pelo Ministério da Saúde em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas. São alguns exemplos de IST: herpes genital, sífilis, gonorreia, infecção pelo HIV, infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), hepatites virais B e C.