Para prevenir a população dos riscos à saúde e garantir um retorno seguro ao lar, a Escola de Enfermagem (EEnf) da FURG, em parceria com a Secretaria da Saúde (SMS) do Rio Grande, lançou nesta semana um guia básico com orientações para pessoas que tiveram contato com água das enchentes.
Dividido em cinco volumes, o material traz informações sobre doenças ocasionadas pelas inundações e aquelas transmissíveis em lugares de grande aglomeração, como abrigos. Alerta, ainda, para a ocorrência de lesões, alergias, choque elétrico, acidentes com animais peçonhentos e outros problemas relacionados à higiene e condições alimentares precárias.
"Tivemos uma vivência muito grande nos abrigos, principalmente no Abrigos RS, com a EEnf, alunos da pós-graduação e alguns docentes, para reconhecer os principais problemas e dúvidas do cotidiano da população", contextualiza o professor Edison Barlem, diretor da EEnf. "A partir do momento em que se confirmou o início do retorno das pessoas, percebemos que um conjunto de novas dúvidas e preocupações começou a surgir. Tivemos os primeiros casos de leptospirose no município, por exemplo, e nos foi encaminhada a necessidade de confeccionar um material norteador para o retorno seguro das pessoas".
O retorno tem "uma série de nuances", conforme o diretor, e assim a equipe responsável pelo guia partiu em busca dos principais experts dentro da universidade, e também na rede municipal de saúde, nas temáticas pertinentes. "Construímos conjuntamente entre o HU-FURG/Ebserh, EEnf, Faculdade de Medicina (Famed) e Instituto de Ciências Biológicas (ICB) esse material que está sendo referenciado pela SMS em todos os seus serviços, e também ofertado à população através dos canais da prefeitura".
Intitulado ‘Reconstrução’, o material é organizado em cerca de 150 páginas. O primeiro volume trata de aspectos relativos ao lar, com informações específicas que fornecem toda a instrumentalização em termos de um retorno seguro. Há abordagens específicas para a limpeza das áreas alagadas/áreas externas próximas, higienização, cuidados com fonte de água alternativa, atenção aos resíduos, limpeza de caixas d’água, reutilização de estofados e cuidados com a estrutura da casa.
O segundo material trabalha com as questões familiares e pessoais, com orientações de saúde e prevenção de doenças, contato com animais peçonhentos, todo o encaminhamento da rede de serviços do município e vacinação, entre outros temas. Os demais volumes irão abordar cuidados com os pets, saúde mental e os devidos fluxos de atendimento, e o resgate dos programas sociais e dos direitos.
Os dois primeiros volumes podem ser conferidos abaixo.