Na última quarta-feira, 19, a Secretaria de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades (Secaid) esteve na Reitoria da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em Bagé, para participar da reunião mensal do Fórum Interinstitucional de Ações Afirmativas da Região Sul representando a FURG. O encontro teve como objetivo discutir e avançar na gestão das políticas institucionais voltadas para Ações Afirmativas, Acessibilidade e Equidade, articuladas e executadas pelas Universidades e Institutos Federais da região.
Além da Unipampa, que sediou o evento, estiveram presentes representantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). A FURG foi representada por Ana Furlong Antochevis, Elina Oliveira e Alessandra do Amaral, integrantes da Secaid.
Entre os principais temas discutidos, estiveram a capacitação continuada e os processos de gestão das bancas de heteroidentificação, o enfrentamento ao assédio e outras formas de violência, além da luta pela recuperação do cargo de Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) (TILSP), extinto neste ano. Nesse contexto, a FURG apresentou suas contribuições, destacando a realização de uma formação sobre bancas de heteroidentificação no dia 12 de março e a previsão de uma nova edição para o dia 7 de maio.
No que diz respeito ao enfrentamento ao assédio, ressaltou-se a Política Institucional vigente desde 2023, que já promoveu capacitações para gestores, cargos de chefia e para a comunidade universitária na maioria das Unidades Acadêmicas. Além disso, foi mencionado o Plano Setorial de Enfrentamento ao Assédio de 2025, lançado em janeiro deste ano, e a organização de novas qualificações e campanhas informativas sobre o tema, conduzidas em parceria com a Secaid, Ouvidoria, Comissão Permanente de Processo Administrativo Disciplinar (CPPAD) e a Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progep).
Ao final do encontro, definiu-se que a FURG sediará a próxima reunião do Fórum, marcada para 16 de abril. A secretária da Secaid, Ana Furlong Antochevis, enfatizou que o próximo encontro buscará reunir o máximo de representações possíveis e dará continuidade ao debate sobre as bancas de heteroidentificação. “Esse é um tema que a gente notou que não conseguimos esgotar nessa reunião e nós vamos dar sequência a esse tema na próxima”, completou.
*Estagiária sob supervisão do jornalista Fernando Halal.