DEBATE

Fórum EAD discute futuro da educação a distância no ensino superior

Durante dois dias, auditório da Sead foi palco de mesas de debate, discussões e plenária

Photograph: Fernando Halal/Secom

Com o objetivo de fomentar o debate da construção de propostas e do funcionamento do ensino a distância (EAD) que integra as três modalidades da Educação Superior - presencial, semipresencial e EAD - em conformidade com o novo Marco Regulatório no Brasil, o Fórum de EAD 2025 formou um espaço colaborativo e crítico durante dois dias no Auditório da Sead, no campus Carreiros da FURG. 

Com transmissão online, a programação também chegou àqueles que não puderam comparecer presencialmente. A mesa de abertura aconteceu na noite de quinta-feira, 2.

"Ao longo da nossa trajetória, tivemos muitos encontros e debates sobre educação a distância, mas essa estrutura do fórum foi constituída a partir do regimento da Sead e cumpre um papel extremamente relevante nesse contexto, para que a gente possa avançar e efetivar a institucionalização da educação a distância na nossa Universidade", observou a reitora da FURG, Suzane Gonçalves. "A construção de uma política de EAD na nossa Universidade - que está sendo coordenada pela Secretaria de Educação à Distância, e que trará no seu texto subsídios deste fórum e da edição do ano passado, além de todas as discussões que são realizadas junto aos coordenadores dos cursos - vai nos permitir avançar no processo da institucionalização da educação a distância. Assim, o Fórum é extremamente importante para que nós consigamos refletir sobre a EAD de uma forma muito consistente, e também para pensarmos como a nossa Universidade vai se posicionar e construir a sua política do que nós queremos construir na educação à distância, com o presencial, com o semipresencial e também com os cursos que podem ser integralmente EAD. Estamos trabalhando para que esse marco seja amplamente discutido no sentido dos desafios, mas também dos limites e potencialidades que eles podem trazer para os nossos cursos", completou a reitora, durante a abertura. 

Após relembrar o processo de implementação do EAD na Universidade, 18 anos atrás, o secretário de Educação a Distância, Daniel Silveira, falou sobre os principais desafios e o comprometimento institucional da FURG frente a eles. "Hoje, depois de muitos desafios e também de um crescimento na oferta dos cursos - ora com desafios orçamentários, mas também com todo o comprometimento das coordenações de curso, dos coordenadores de polo, que são figuras essenciais nessa parceria para nós, enquanto universidade pública - podemos cumprir com o papel que é levar o EAD para diferentes territórios onde a nossa instituição pode chegar", apontou. "O fórum da AAD foi instituído pela aprovação do regimento em 2023, e isso faz com que a gente possa, a cada ano, ter esse movimento, esse encontro, para podermos discutir aquilo que vem dando certo e aquilo que precisa ser, ainda, alterado. E, agora, com o marco regulatório, nós temos outras possibilidades, outras arquiteturas pedagógicas, mas que não tocam somente aos cursos AAD".

Após a mesa de abertura, o secretário Daniel Silveira mediou a mesa de debate que discutiu o impacto do Novo Marco Regulatório na EaD, com a participação de Daniel de Aquino Ximenes, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC), e Ismael Elenito Silveira, do Fórum Estadual de Coordenadores de Polo EAD UAB (Fecouab/RS).

Na sexta-feira, 3, a programação teve organização de grupos de trabalho para organizar cartas para plenária. Os temas debatidos foram as modalidades e potencialidades para a oferta dos cursos de graduação na FURG, dentro do Novo Marco Regulatório da EaD no Brasil; atribuições, mediações e práticas em foco dos agentes da docência na EAD; e a tessitura pedagógica da EAD, incluindo organização curricular, planejamento e processos avaliativos na educação superior. A plenária final encerrou os trabalhos.

 

 

Gallery

Durante dois dias, auditório da Sead foi palco de mesas de debate, discussões e plenária

Fernando Halal/Secom