CULTURA POP

Estudante de Artes Visuais participa de livro intitulado “Grant Morrison e a História”, organizado pelo Coletivo Shazam

Obra é pioneira no Brasil a abordar quadrinhos do autor escocês Grant Morrison

Como parte de uma campanha de financiamento coletivo por meio do Catarse, a editora Casaletras, por meio do selo Dokan, fará o lançamento da obra “Grant Morrion e a História”. A publicação, com estreia prevista para novembro deste ano, conta com o estudante do curso de Artes Visuais – Bacharelado da FURG, Fábio Ortiz Goulart, como um de seus autores.

 

O capítulo escrito por Fábio é intitulado “Entre crises e heroísmo: A masculinidade militar de Ciclope em New X-Men (2001-2004)”, e faz parte de sua pesquisa de mestrado realizada durante o Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGArtes) da Universidade Federal de Pelotas. Ao longo de seu texto, ele analisa a masculinidade de um popular personagem de histórias em quadrinhos de super-heróis, traçando relações com o militarismo, a Guerra Fria, a Guerra do Vietnã e a Guerra ao Terror promovida pelos Estados Unidos.

 

A organização do livro é de responsabilidade do Shazam Coleitvo de Pesquisa e Estudos em Cultura Pop, formado pelos pesquisadores Mario Marcello Neto, Felipe Radünz Krüger e Artur Lopes Filho. Este grupo de historiadores tem se dedicado a difundir os estudos de cultura pop no meio acadêmico.

 

O livro “Grant Morrison e a História” é o primeiro no Brasil a tratar sobre os quadrinhos do autor escocês Grant Morrison. Além disso, a obra é apenas um dos volumes da coleção Cultura Pop e a História, coordenado pelo Coletivo Shazam. A coleção também conta com a participação de autores como Slavoj Zizek, Alessandro Garcia da Silva, Fábio da Luz, Érico Assis, Gazy Andraus, entre outros no campo das histórias em quadrinhos.