MUSEU OCEANOGRÁFICO

Equipe do Cram realizou soltura de tartaruga-cabeçuda nesta quinta-feira, 17

Ação contou com a parceria da Praticagem da Barra, levando a equipe do centro para alto-mar em sua lancha

Photograph: Fernando Halal/Secom

Na manhã desta quinta-feira, 17, a equipe do Centro de Recuperação de Animais Marinhos (Cram) realizou a soltura em alto-mar de uma tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta). O Animal é adulto, do sexo feminino e pesa 97 kg; foi resgatado pelo centro no final de junho e, desde então, passou por um intenso tratamento para recuperar suas forças e voltar ao seu habitat natural.

A atividade foi acompanhada pelo diretor do Museu Oceanográfico, Lauro Barcellos; e contou com o apoio da Praticagem da Barra, que cedeu uma embarcação para que a equipe do Cram pudesse chegar a quatro milhas náuticas da costa e realizar a soltura.

Histórico do atendimento

Segundo informações da oceanóloga e coordenadora do Cram, Paula Canabarro, a tartaruga encalhou em abril no litoral uruguaio, onde foi atendida pelo projeto Karumbé e posteriormente liberada em La Coronilla - cidade balneária uruguaia do Departamento de Rocha. No final de junho, voltou a encalhar, desta vez na praia do Mar Grosso, em São José do Norte.

Resgatado pelo Cram, o animal passou por um processo de avaliação do seu estado de saúde, com a realização de exames hematológicos e de diagnóstico por imagem, avaliação clínica, além de tratamento de suporte. “Foram administrados fluídos, alimentação, tratamento medicamentoso e suplementação vitamínica. Após período de reabilitação a tartaruga atendeu os critérios necessários para sua liberação e está pronta para voltar para o mar”, explicou a coordenadora.

Confira a seguir algumas imagens da atividade.

 

 

 

Gallery

Iniciativa foi realizada em parceria com Praticagem da Barra

Fernando Halal/Secom