Nesta quarta-feira, 27, a FURG, através da equipe da Coordenação de Serviço Social (Cordss), da Diretoria de Desenvolvimento do Estudante (Dides), vinculada à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), realizou uma visita ao Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram). O encontro teve como objetivo fortalecer o diálogo entre as instituições, compreender o fluxo da rede de assistência social voltada para mulheres em situação de vulnerabilidade e estabelecer parcerias estratégicas.
O Cram é responsável pela orientação e acolhimento às mulheres vítimas de abusos físicos e psicológicos, oferecendo suporte especializado e atuando em parceria com diversos órgãos da rede de proteção. Durante a reunião, a equipe da Cordss apresentou as especificidades do seu trabalho realizado na Universidade e os motivos que levaram à aproximação com o centro.
Foram discutidos os diversos espaços de parceria na rede de apoio, incluindo o Grupo Fênix, a Casa da Acolhida, o Escritório Modelo de Assessoria Jurídica (Emaj) com a orientação jurídica, as delegacias especializadas, a Patrulha Maria da Penha e outros serviços essenciais para o atendimento às mulheres. Outro ponto relevante foi a construção conjunta de uma agenda para o Março Lilás, promovendo ações de conscientização e apoio às mulheres em situação de violência.
Também foi mencionado o "Guarda-Roupa Lilás", um projeto do Cram que recebe doações e parcerias para apoiar mulheres que necessitam de vestuário e outros itens essenciais. A iniciativa conta com a contribuição de toda a comunidade.
Para a diretora de Desenvolvimento do Estudante, Bruna Nornberg, a visita reforçou o compromisso da FURG em dialogar com a rede de apoio às mulheres em vulnerabilidade, contribuindo para o fortalecimento das políticas de assistência social no município do Rio Grande.
O Centro de Referência de Atendimento à Mulher está localizado no antigo prédio do Ministério Público (MP), na Avenida Silva Paes, nº 91, e pode ser contatado através do telefone (53) 3199-0672 ou por e-mail cram@riogrande.rs.gov.br.
*Estagiária sob supervisão do jornalista Hiago Reisdoerfer.