Na tarde desta quinta-feira, 5, a Diretoria de Avaliação Institucional (DAI), da Pró-reitoria de Planejamento e Administração (Proplad), apresentou o resultado da pesquisa com egressos dos cursos de Mestrado e Doutorado dos programas da FURG. A ação aconteceu durante reunião do Comitê de Pós-graduação institucional; dados estão disponíveis clicando aqui.
Semelhante aos objetivos da Pesquisa com Egressos da Graduação, o novo estudo tem o intuito de contribuir para a melhoria continua da pós-graduação na FURG. A pesquisa foi realizada a partir de um formulário digital para a coleta de informações referentes às atividades atuais dos egressos, assim como suas opiniões sobre o tempo de atividades junto à instituição. Ao todo, participaram como respondentes 1878 titulados, no período de 24 de julho a 2 de setembro.
De acordo com o diretor de Avaliação Institucional, Luiz Maia Nery, os resultados da nova pesquisa são essenciais para que a Universidade compreenda as atividades desempenhadas atualmente pelos egressos dos cursos de mestrado e doutorado. “Além disso, o estudo permitiu captar opiniões sobre a estrutura dos cursos realizados, considerando o contexto das atividades profissionais atuais dos respondentes. Por meio dessa pesquisa, a FURG identificou que a maioria, cerca de 70% dos egressos, atua em áreas relacionadas aos seus cursos de pós-graduação, sendo que 40% estão envolvidos em atividades de ciência, tecnologia e inovação e, dessa forma, contribuindo para a busca de soluções para os problemas da região e do país”, explicou o professor.
Outro dado importante obtido pelo estudo foi o impacto no aumento da remuneração para os respondentes inseridos no mercado de trabalho, ao que estes apontam que se deve em razão da titulação. Ao todo 67,9% dos participantes responderam que a variação positiva na sua remuneração se dá por sua formação, com impacto mais significativo para os egressos dos cursos de doutorado.
Confira os resultados na íntegra clicando aqui.