Projeto de Extensão

Curso Popular Paideia realiza formação de educadores

Reuniões possuíram partilha de experiências e debate de ideias

Em julho, o contexto Paideia - Educação Popular, ligado ao Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior, Instituto de Educação e Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), realizou encontros de formações políticas e pedagógicas para o seu corpo de educadoras e educadores.

O projeto promoveu momentos destinados à partilha de experiências e ao debate de ideias, com a finalidade de uma melhor prática pedagógica com as educandas e os educandos. Uma parte fundamental dessa prática, por exemplo, seria a compreensão das realidades dos educadores e, em paralelo, refletir sobre de que forma essa noção se faria presente na elaboração de conhecimentos, na denúncia de problemas sociais e no auxílio ao ingresso no ensino superior.

Esse entendimento das territorialidades e das individualidades dos educandos, na cidade do Rio Grande, apresenta-se nos encontros síncronos entre educandos e educadores. No centro desses momentos, estariam temas como o aumento da tarifa do transporte público, a privatização de setores estratégicos, o agravamento do desemprego devido à pandemia e as transversalidades de gênero, classe e etnia. Simultaneamente, reforçou-se a imprescindibilidade da escuta e do diálogo no espaço de aula síncrona, reinventando e adaptando o momento virtual à produção e construção conjunta de conhecimentos.

Além disso, o contexto aborda os conteúdos do ENEM nesses espaços, tendo em vista que é uma avaliação essencial ao ingresso no Ensino Superior. Contudo, o Paideia se afirma para além desse ingresso, adotando uma postura dialógica e cidadã, a qual possui como horizonte uma Educação política, humanizada e transformadora.

Nas formações, os educadores debateram obras literárias de Glória J. Watkins e de Paulo Freire, as suas compreensões sobre o referencial teórico e as relações com a prática pedagógica. Na conclusão dessas reuniões, por exemplo, foi reiterada a ideia de que os educandos desde cedo possam se apoderar da FURG, ou seja, de que a comunidade local do Rio Grande possa se apropriar da universidade.

*Estagiária de jornalismo, com supervisão de Fernando Halal.