INTEGRIDADE

Curso de Fundamentos de Gestão de Riscos é realizado pelo AVA

Ação é aberta a todos os servidores da universidade

Já está disponível na plataforma AVA FURG o curso de Fundamentos da Gestão de Riscos. O público-alvo são todos os servidores da universidade.

Segundo o assistente em Administração e assistente do pró-reitor de Infraestrutura, Rodrigo Cardoso, o curso foi construído pelo Comitê Operativo/Nuex, a partir de um trabalho da Auditoria Interna. "As primeiras etapas do curso foram feitas através de lives com as primeiras unidades que participaram do treinamento: Diretoria de Obras e a Diretoria de Administração de Materiais", explica. Assim, neste primeiro formato, foram apresentados slides demonstrando como seriam realizados os processos que envolvem a gestão de riscos para a FURG.

A partir da criação do Nuex, foi criado o curso online, onde qualquer servidor da universidade pode ser capacitado para entender o que é a gestão de riscos. Uma etapa complementar, prática e presencial, com membros do Nuex, acontece na unidade assim que a implantação da GR inicia.

A metodologia de formatação do curso foi separada em blocos de aula de 5 a 10 minutos, com tópicos específicos. As primeiras aulas têm como proposta informar ao servidor o que é a GR e o seu histórico de construção, as normas que a envolvem no âmbito do governo federal e qual a importância da aplicação desses fundamentos para o controle das atividades de um órgão público.

Na segunda etapa do curso, a ideia é desenvolver as aptidões dos servidores, considerando as normas da universidade e como o processo de GR ocorre dentro dela. "A ideia é balizar os conhecimentos do servidor, enquadrando dentro de cada unidade quem são os gestores de risco, quem são os membros operacionais e a forma como eles vão aplicar a GR considerando os processos da FURG", destaca o assistente. Como eles devem ser aplicados, analisados e constituídos quais os processos têm maior ou menor risco de acordo com a natureza das atividades da FURG.

Ao final do curso, que tem cerca de dez aulas, todo servidor que conclui essa etapa passará por um processo de avaliação. Este irá decidir sobre a obtenção do certificado de aprovação no curso de aperfeiçoamento. Assim, o curso possui dois enfoques: o primeiro é o de capacitar o/a servidor/a para poder realizar a gestão de risco dentro de sua unidade, e o outro está relacionado à gestão da carreira do/a servidor/a, que pode aproveitar o certificado para suas progressões funcionais.

O curso permanecerá disponível no AVA por tempo ilimitado. "A ideia é que qualquer servidor que hoje tenha acesso possa fazê-lo no seu tempo, sem nenhuma limitação", observa Cardoso.

 

Card