As comemorações dos 50 anos da Escola de Enfermagem (EEfn) da FURG tiveram sequência na tarde última sexta-feira, 23, com uma solenidade que ocorreu no Auditório do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Júnior (HU-FURG) reunindo a comunidade acadêmica e profissionais que ajudaram a construir a instituição em meio século de história. A mesa de honra do evento contou com a presença da reitora da FURG Suzane Gonçalves, da pró-reitora de Graduação, Simone Grohs Freire, da secretária municipal da Saúde Juliana Acosta, da superintendente do HU-FURG/Ebserh Sandra Crippa Brandão, da diretora da EEnf Jamila Tomaschewski Berlem, da diretora do Curso de Graduação em Enfermagem Janaina Sena Castanheira e a presidente da Comissão Permanente de Memória da EEFN professora Rosemary Silva da Silveira.
"A Enfermagem vem ganhando novos espaços na Universidade, inclusive em áreas como a educação ambiental", destacou a reitora Suzane Gonçalves. A superintendente do HU-FURG, Sandra Crippa Brandão, ressaltou a parceria histórica entre as instituições: "O curso de Enfermagem completa 50 anos e o HU-FURG caminha para a mesma marca. Essa parceria histórica entre as duas instituições é essencial para a formação de profissionais comprometidos com a saúde pública". A diretora da EEnf, Jamila Barlem, enfatizou o compromisso ético e crítico dos enfermeiros formados pela FURG: "Onde há um enfermeiro formado pela FURG, há um compromisso ético, crítico e inovador com a vida". A secretária de Município de Saúde do Rio Grande, Juliana Acosta Santorum, destacou o papel estratégico da Enfermagem na formação de profissionais e para o fortalecimento da rede pública. Após a solenidade, ocorreu um momento de confraternização, quando foram oferecidos bolo de aniversário e brindes aos presentes.
O Curso de Enfermagem da FURG se consolidou como referência no ensino superior em saúde, com mais de 1,3 mil enfermeiros formados em 50 anos de atividades. Atualmente, a EEfn oferece graduação, mestrado, doutorado e residências, promovendo uma formação integrada entre ensino, pesquisa e extensão.
A unidade conta hoje com cerca de 250 estudantes de graduação, 12 residentes em Atenção à Saúde Cardiometabólica do Adulto, sete residentes em Saúde da Família e 84 estudantes no Programa de Pós-graduação em Enfermagem, refletindo a amplitude e a diversidade de sua atuação formativa. O corpo docente da Eenf é composto por 32 docentes efetivos, todos doutores, além de quatro docentes substitutos, quatro docentes voluntários e uma docente visitante. O corpo técnico-administrativo em educação é formado por nove servidores, entre eles um administrador, um assistente em administração, dois auxiliares em administração, uma técnica de laboratório e quatro enfermeiras.