CRUZEIRO DO SABER

Cram ministra curso para profissionais de órgãos ambientais

No último dia de curso, os participantes realizaram travessia hidroviária no estuário da Lagoa dos Patos

Photograph: Leonardo Oliveira/Secom

O Centro de Recuperação de Animais Marinhos (Cram) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), concluiu na manhã da última sexta-feira, 14, o ciclo de palestras do curso Atendimento à Fauna em Emergência com Vazamento de Óleo. As aulas foram direcionadas a profissionais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Na ocasião, após serem recepcionados pelo professor, oceanólogo e diretor do Museu Oceanográfico, Lauro Barcellos, cerca de 40 profissionais dos órgãos ambientais participaram de uma navegação pelo estuário da Lagoa dos Patos, no barco-escola "Flor do Mar".

Neste percurso de mais de 18 quilômetros de navegação, denominado Cruzeiro do Saber, cujo trajeto começa no Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar) e termina na entrada dos Molhes da Barra, foram observados diversos pontos hidroviários do município. Entre eles, o Porto Histórico e o Porto Novo do Rio Grande, o 5° Distrito Naval, o Distrito Industrial da Portos RS, a Praticagem da Barra e a Marinha do Brasil.

De acordo com Lauro Barcellos, a parceria entre o Cram e os órgãos ambientais possibilita a somatória de esforços para a preservação ambiental.

"Quando nós trabalhamos juntos com o Ibama e com demais órgãos ambientais, somam-se vários esforços no mesmo sentido, ou seja, da conservação, da preservação e da educação, mas que para tudo isso aconteça nós precisamos de base científica, de conhecimento, e é com esse intuito que nos reunimos", afirma.

Barcellos destaca ainda a importância das parcerias com o Cram para a realização de atividades como essa. "O curso faz parte da programação do Cram e também é financiado pela Portos RS, então, graças à Portos RS e outros colaboradores que conseguimos desenvolver esse trabalho de compartilhamento de conhecimento, revisão de protocolos e ensinando também aqueles que ainda não entenderam a importância de cuidar do meio ambiente", conclui.

Curso Atendimento à Fauna em Emergência com Vazamento de Óleo

O primeiro dia das atividades do curso teórico-prático ocorreu na última terça-feira, 11, com uma aula teórica no auditório do Centro de Convívio dos Meninos do Mar. Segundo a oceanóloga e coordenadora do Cram, Paula Canabarro, as aulas de capacitação começaram a ser planejadas no ano passado e a seleção dos participantes ocorreu através de um mapeamento do Ibama, que organizou a vinda de profissionais de diversas regiões do Brasil, com o intuito de ampliar os conhecimentos relacionados ao atendimento à fauna afetada mediante situações de vazamento de óleo.

"As aulas foram realizadas no auditório do CCMar, no Museu Oceanográfico, no Cram e, hoje, está finalizando com este passeio de barco que não é só um passeio, mas também uma oportunidade para que as pessoas que não conhecem nossa região possam navegar e enxergar esse ambiente, essa área histórica, portuária e com um ecossistema tão sensível e vulnerável como o nosso", destaca Paula.

Conhecendo a Lagoa dos Patos

Visitando pela segunda vez o município do Rio Grande, a analista ambiental do Ibama, Glecia Fabíola Trinta, natural do Rio de Janeiro, destaca a importância dos conhecimentos adquiridos no curso para sua vivência profissional.

"Eu trabalho com fauna já tem algum tempo, então esses detalhes de manejo eu acho muito importantes, porque enquanto órgão ambiental a gente acaba avaliando e coordenando as operações, mas não lida particularmente com o manejo; então essas orientações e recomendações  são detalhes fundamentais e que fazem a diferença no sucesso da atividade", ressalta.

A analista ambiental também relata sobre a experiência de estar pela primeira vez navegando na Lagoa dos Patos. "Eu nunca tinha feito um passeio assim. Quando vim ao Rio Grande pela primeira vez fiquei pouco tempo na cidade, então essa está sendo uma oportunidade maravilhosa de conhecer melhor, olhar a cidade com outro ângulo, eu estou super feliz. Vai fechar com chave de ouro", finaliza.

*Sob supervisão de Fernando Halal

 

Gallery

No último dia de curso, os participantes realizaram travessia hidroviária no estuário da Lagoa dos Patos

Leonardo Oliveira/Secom