NOVIDADE

Consun aprova criação de nova Pró-Reitoria, Secretaria e Coordenação; confira:

Inovação, integridade e políticas afirmativas serão foco das novas estruturas organizacionais

Photograph: Divulgação

Na última sexta-feira, 22, foram aprovadas pelo Conselho Universitário (Consun) três alterações no Regimento Geral da FURG e no Regimento Interno da Reitoria. As mudanças envolvem a criação da Pró-Reitoria de Inovação e Tecnologia da Informação (Proiti), da Secretaria de Integridade, Transparência e Controle Social (SITC) e da Coordenação de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades (Caid). De caráter extraordinário, a reunião foi realizada via webconferência, devido às medidas preventivas relativas à pandemia, e foi a primeira presidida por Danilo Giroldo enquanto novo reitor.

Em sua fala de abertura, Danilo celebrou a importância do Consun como  defensor da autonomia universitária e da democracia na instituição. A proposta das novas estruturas organizacionais representa as primeiras ações da nova gestão em relação às demandas debatidas no processo democrático de escuta durante a Pesquisa de Opinião para a Reitoria da FURG. Apreciadas pelo Conselho, todas as novas unidades foram aprovadas, em reunião que também marcou a participação dos novos conselheiros eleitos em 2020.

Integração entre as estruturas de inovação e tecnologia da informação

Com a criação da Pró-Reitoria de Inovação e Tecnologia da Informação (Proiti), a FURG agora passa a contar com oito pró-reitorias em sua estrutura organizacional. A Proiti vai integrar as estruturas da universidade que já se dedicam à inovação tecnológica, reunindo as atuais Diretoria de Inovação Tecnológica, o Parque Científico e Tecnológico (Oceantec) e o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI). A reestruturação visa, principalmente, promover a inovação nas atividades acadêmicas e administrativas, aprimorar os sistemas e tecnologias de informação e, ainda, ampliar os mecanismos de transferência de tecnologia para a sociedade. A nova pró-reitoria vai atuar em articulação com os ambientes de inovação e em consonância com a Política de Inovação e Tecnociência Solidária, aprovada em 2019.

O nome escolhido para estar à frente da Proiti será empossado na Cerimônia de Transmissão de Cargo de reitor e posse, marcada para a próxima terça-feira, 26, no Cidec-Sul. A estrutura da nova pró-reitoria será formada por uma Secretaria Geral, pelo Oceantec e pelo Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (CGTI), que será a nova denominação do Núcleo de Tecnologia da Informação.

Integridade, Transparência e Controle Social em destaque

Medidas que preservem e priorizem os princípios da transparência, integridade e controle social, a conformidade dos processos, em consonância com as leis, normas, padrões e regulamentos internos e externos e aderência aos objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) vêm sendo realizadas na FURG sob a coordenação da Ouvidoria até o momento. Um estudo, realizado pela unidade, apontou que para fortalecer essas ações é necessária a reestruturação da unidade para o pleno atendimento a essas demandas. A nova Secretaria de Transparência, Integridade e Controle Social (SITC) foi criada como órgão vinculado à Reitoria, abrangendo e ampliando a Ouvidoria, na finalidade de efetivar a interlocução de questões que envolvem as instâncias universitárias e as comunidades interna e externa.

A proposta é que a SITC atue em caráter colaborativo com o Gabinete do Reitor e as unidades acadêmicas da FURG, em busca de qualificação, fortalecimento e monitoramento das ações de integridade, e na promoção do acesso à informação e da participação social.

Ações afirmativas, inclusão e diversidade são foco de nova coordenação

Com a criação da nova Coordenação de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades (Caid), a FURG dá mais um passo na defesa do acesso à educação pública e da redução de injustiças a grupos minoritários. O conjunto de ações já promovidas pela universidade, fundamentadas no Programa de Ações Afirmativas (Proaaf), como os processos seletivos específicos para quilombolas e indígenas, desde 2012, e as atividades de monitoria e tutoria que contribuem para a permanência dos estudantes, além de ações como o reconhecimento ao uso de nome social são a base para a criação de um setor que possa se dedicar especificamente ao tema.

Vinculada ao Gabinete do Reitor, a Caid terá entre seus objetivos ampliar as ações afirmativas, incluindo aos processos seletivos específicos a inclusão de outros grupos sociais, como a população LGBTQI+ e migrantes e refugiados. A proposta é que a coordenação também possa ampliar as ações voltadas à acessibilidade e à visibilidade das pessoas com deficiência, monitorar os programas existentes e promover a formação continuada em ações afirmativas para toda a comunidade universitária.

Todas as novas resoluções entraram em vigor na última sexta-feira, 22, data de sua aprovação.