A sala de reuniões da Reitoria sediou o último encontro do Comitê de Governança, Riscos e Controle Interno e do Comitê Operativo de Gestão de Riscos na temporada de 2024. Durante a reunião, realizada na tarde do dia 20 de dezembro, foi apresentado o relatório anual do trabalho de monitoramento de Gestão de Riscos desenvolvido na universidade.
O diretor do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (CGTI), Diogo Paludo, deu início à reunião, apresentando o trabalho realizado pelo Comitê Operativo na unidade ao longo dos últimos meses. Conforme explicou Juliana Flores, presidente do Comitê Operativo de Gestão de Riscos, os trabalhos junto ao CGTI foram divididos em grupos de ativos e análise de riscos processuais. "Para o grupo que denominamos de 'Ativos de CGTI', foi necessário o estudo de normas internacionais de gestão de segurança da informação, de modo a adaptar a nossa metodologia às particularidades dos ativos de Tecnologia da Informação, como equipamentos de rede, storage e servidores. Esse processo foi liderado pela docente Mariane Casseres de Souza e contou com a participação do diretor e três coordenadores do CGTI", disse.
Para o então reitor Danilo Giroldo, a implantação da gestão de riscos na FURG "tem contribuído muito para o aprimoramento dos processos administrativos, pois vem sendo conduzida com profundo engajamento das equipes. São os próprios trabalhadores formalizando seus processos, identificando pontos de melhoria e construindo planos de ação para mitigar os riscos mais relevantes. Isso significa segurança institucional e respostas mais efetivas para a nossa comunidade e para a sociedade como um todo”.
A reitora à época eleita, Suzane Gonçalves, acompanhou a tarde de explanações junto a representantes de unidades acadêmicas e administrativas da FURG.
Tomadas de decisão
O objetivo da GR é orientar os processos de identificação, avaliação, tratamento, monitoramento e comunicação dos riscos inerentes às atividades da universidade, auxiliando a tomada de decisão em todos os níveis da instituição e contribuindo para o alcance dos objetivos estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no Projeto Pedagógico Institucional (PPI).
O Núcleo de Apoio Executivo (Nuex) do SGR/FURG integra o Comitê Operativo e auxilia na implantação da metodologia de gestão de riscos organizacionais, promovendo ações de melhoria contínua nos processos críticos e nos seus controles internos.
A reunião mais recente da equipe da GR ocorreu no início de novembro, quando foram apresentados os resultados da implantação da Gestão de Riscos no CGTI. Estiveram presentes o reitor e representantes da Pró-reitoria de Inovação e TI (Proiti), do CGTI e do COGR/Nuex.
Mais informações sobre a implantação da GR na FURG estão na página oficial.