ELEIÇÕES

Comissão Própria de Avaliação: inscrições para chapas estão abertas

Processo eleitoral define a composição de docentes, discentes e técnico-administrativos da CPA

Inicia nesta segunda-feira, 27, o processo de inscrições de chapas para a composição de representação discente, docente e técnico-administrativo em educação (TAE) da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FURG. As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de abril, por meio do preenchimento de formulário online, nos links referentes a discente de graduação ou de Pós-graduação, docente e TAE, ou entregando o formulário preenchido (Anexo 2 do edital, disponível no final desta matéria) na Diretoria de Avaliação Institucional - DAI/Proplad, em horário de expediente administrativo.

Estão aptos para a inscrição de chapas, os docentes (do quadro permanente), TAE (do quadro permanente), estudantes de graduação (regularmente matriculados) e estudantes de pós-graduação (regularmente matriculados), sendo que cada chapa deverá ser composta exclusivamente por membros do mesmo segmento, por um Titular e um Suplente, lotados em qualquer um dos 4 campi da universidade (Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha). 

Nos últimos anos a composição da CPA tem se tornado cada vez mais representativa, atualmente ela está com 33 membros titulares e seus respectivos suplentes, representando os estudantes, docentes, TAEs, servidores aposentados e comunidade externa, contemplando os quatro municípios em que a FURG possui campus.

Segundo o Diretor de Avaliação Institucional, Luiz Eduardo Maia Nery,  as participações dos segmentos na CPA são de extrema importância, pois, elas diversificam as experiências e a vivência dos segmentos enriquece o trabalho da Comissão. “Cada vez mais, a FURG vem trabalhando  a avaliação e planejamento como instrumentos para uma maior participação e entendimento da comunidade universitária nos processos avaliativos, promovidos pela CPA, os quais servem de subsídio, embasam e auxiliam os gestores nas tomadas de decisões”, complementa o gestor.

Cronograma

11/04 - Divulgação preliminar das chapas homologadas

12/04 - Prazo para recursos relativos à homologação das chapas

13/04 - Divulgação final das chapas homologadas

13/04 a 18/04 - Período de campanha

19/04 a 20/04 - Eleições “online” pelo sistema da FURG

24/04 - Divulgação preliminar do resultado da eleição

25/04 - Prazo para recursos relativos ao resultado da eleição

26/04 - Divulgação do resultado final da eleição

22/05 - Posse da nova composição da CPA (Local: Sala nº 15 da Secretaria de Educação à Distância (Sead) às 14h30)

Sobre a CPA:

Conforme a Lei nº 10.861/2004 - SINAES, cada instituição de ensino superior, pública ou privada, precisa ter sua Comissão Própria de Avaliação. A CPA é autônoma em relação aos órgãos e conselhos existentes na instituição, sendo responsável por avaliar a qualidade e eficiência das atividades acadêmicas e administrativas da universidade, com o objetivo de promover a melhoria contínua da educação oferecida. Para a execução de suas atividades, na FURG, a Comissão tem o apoio da Diretoria de Avaliação Institucional - DAI/PROPLAD.

Edital