Com o objetivo de oferecer um espaço de convivência para os colaboradores e usuários do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi inaugurado no dia 28 de outubro, o Jardim da Visão. O local, situado no andar térreo da área hospitalar, que antes era uma área de luz sem uso, foi transformado em um espaço acolhedor e humanizado.
A data escolhida para inauguração foi uma homenagem ao Dia do Funcionário Público, presenteando os colaboradores do HU-Furg com esse novo espaço, que recebeu pintura, cadeiras, bancos, plantas e refletores que mudam de cor de acordo com a temática do mês. Também foi afixada uma placa com a visão estratégica do Hospital, o que deu origem ao nome do jardim. Além disso, o local contou com graffiti realizado pelo voluntário Guilherme Gerundo. Assim como os colaboradores, os pacientes e acompanhantes poderão desfrutar do espaço, que possibilitará um contato com a natureza, proporcionando momentos de lazer, principalmente para os internados.
O projeto foi desenvolvido pelo Grupo de Trabalho de Pessoas, vinculado ao Plano Diretor Estratégico (2021-23), e contou com apoio financeiro das chefias do HU-Furg e do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH).
Sobre a Rede Ebserh
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.