QUÁDRUPLA HÉLICE

Cidec-sul abriga o lançamento oficial do Grande Pacto pela Inovação em Rio Grande

Ação, coordenada pelo consultor espanhol Josep Piqué, promoveu intensa reflexão sobre o futuro do município

Photograph: Hiago Reisdoerfer/Secom

Nesta última segunda e terça-feira, 19 e 20, estiveram reunidos diversos representantes da sociedade civil organizada, setor empresarial, poder público e comunidade acadêmica da cidade do Rio Grande. O encontro abrigou a fase final de lançamento do Grande Pacto pela Inovação do município, com a composição da MESA, instância de deliberação, votação e aprovação de decisões futuras ligadas ao projeto – que vem se estruturando desde outubro deste ano, com a implementação do 1º e 2º módulo de ação. A iniciativa é coordenada pelo consultor espanhol Josep Piqué, internacionalmente reconhecido por trabalhos semelhantes como o Distrito @22, em Barcelona.

Primeiro dia

Na manhã desta segunda-feira, 19, ao chegar em Rio Grande, Piqué foi recepcionado na universidade por uma comitiva do Oceantec - o Parque Científico e Tecnológico da FURG -, em seu prédio sede. Durante a ocasião, o consultor além de conhecer a capacidade instalada e o potencial transformador do parque, também pode descobrir um pouco mais sobre os projetos ali desenvolvidos pelas startups incubadas pela Innovatio – a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da FURG -, por meio de pequenos pitches.

Em contrapartida, Piqué ofereceu conselhos e propôs pertinentes questionamentos para alavancar os projetos, além de colocar-se à disposição para buscar parcerias e auxiliar no que for possível para escalonar o alcance e o impacto das startups.

Em um segundo momento, visando demostrar a potência da Estação Marinha de Aquicultura (EMA), foi proposto um almoço, comandado pelo chef rio-grandino Jorge Curi, com os camarões e peixes da unidade. Durante a agenda, estiveram presentes diversas autoridades da sociedade civil organizada e do setor produtivo, bem como o reitor Danilo Giroldo e outros representantes da universidade. A oportunidade proporcionou um momento descontraído para pensar o pacto e estreitar laços entre os importantes recursos humanos que compõe a proposta e que, por consequência, atuarão juntos na implementação das vindouras ações ligadas ao projeto.

No período da tarde, a comitiva foi deslocada até o hotel Atlântico, no Cassino, onde foi proposto um momento para refletir sobre os desafios para a efetiva implementação do pacto e como os participantes enxergam o futuro – assim como o caminho a ser percorrido para se chegar neste futuro. Com mediação de Piqué, a ação consistiu em um misto de palestra, workshop e dinâmicas de grupo, dividindo os presentes em equipes, instigando os núcleos a pensarem criticamente caminhos possíveis para a efetiva construção de alternativas para fortalecer a cidade.

Na oportunidade, os presentes elencaram os principais desafios que a cidade enfrenta atualmente, os quais somente serão superados por meio de soluções baseadas em governança, incentivo ao desenvolvimento de talentos, fomento ao empreendedorismo, estratégias de comunicação, atração de novos investimentos e empresas, aprimoramento de infraestrutura, implementação da estratégia de economia azul e foco em sustentabilidade.

“Estabelecer esses paradigmas é muito importante para saber onde queremos chegar, mas principalmente, para viabilizar o caminho até os nossos objetivos. Por exemplo, é por meio desta clareza que podemos enxergar o foco na economia azul, por exemplo; ou seja, na atuação forte por meio do turismo natural que o mar proporciona, mas também, atentar à fonte de renda que vem da pesca, importante ativo do município e que, também, ajuda a contar a história da cidade”, elencou o consultor durante o evento.

Ainda na visão de Piqué, o trabalho desenvolvido no primeiro dia do encontro é extremamente importante, também, para demonstrar a mentalidade de cooperação, ao invés de competição, que é necessário adotar para que o programa tenha êxito. “Esse trabalho que estamos desenvolvendo aqui é conjunto, e o único caminho para atingir grandes conquistas é por meio de pessoas capacitadas e engajadas. Unidas. É assim que vamos transformar projetos e ideias em entrega e desenvolvimento pleno”, declarou.

Segundo dia: lançamento oficial e formação da MESA

Na manhã de terça-feira, 20, os mesmos representantes da quádrupla hélice rio-grandina voltaram-se a se encontrar, desta vez no Cidec-sul, atingindo a lotação máxima do espaço multiuso com mais de 500 assentos ocupados. Na oportunidade, foi realizado o lançamento oficial do Grande Pacto pela Inovação – projeto executado pelo Programa Cidade Inovadora, em parceria com o Programa Cidade Empreendedora do Sebrae.

Compuseram a mesa de abertura da solenidade de abertura o prefeito municipal, Fábio Branco – representando a hélice pública; o reitor da FURG, Danilo Giroldo – representando a hélice academia; o secretário de Estado de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Alsones Balestrin; o coordenador da Aliança Rio Grande, Paulo Bertinetti - representando a hélice empresas; gerente regional sul do Sebrae, Ciro Vives – representando a hélice sociedade; superintendente de inovação da PUC-RS, Jorge Audy; consultor do Grande Pacto, Josep Piqué; coordenador do Pacto Alegre, Luis Carlos Pinto; diretor de crédito do Banrisul, Osvaldo Lobo Pires; e diretor de tecnologia e inovação do Banrisul, Jorge Krug. Além dos supracitados, também estiveram presentes pró-reitores, diretores de unidades acadêmicas, coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação, secretários municipais, vereadores, membros representantes de instituições, entidades civis e empresariais, servidores municipais, estaduais e federais e profissionais da imprensa.

Em seguida, foi feita a entrega de certificados às empresas participantes das ações do eixo de compras públicas e privadas do Programa Rio Grande Cidade Empreendedora 2022, entre elas a FURG.

Com a proposta de criar iniciativas para gerar mais inovação, atrair investimentos, fomentar o ambiente positivo ao empreendedorismo e às startups, o Grande Pacto se constitui em um processo gradual, que busca engajar a sociedade como um todo, e o vem fazendo desde meados de 2022. O grupo de trabalho que atua no projeto já promoveu dois módulos para a implementação do programa, além de campanhas de sensibilização com os atores envolvidos.

Até o momento, o trabalho realizado envolveu uma série de reuniões e entrevistas para diagnosticar o presente cenário do município, ação esta que embasa a tomada de decisão futura. De acordo com informações da Prefeitura Municipal, o período de preparação foi utilizado para desenvolver uma preparação para a nova fase, com o implemento de iniciativas voltadas para facilitar a execução do Grande Pacto como a atualização na lei de inovação e a criação de um fundo de inovação, que deverá levantar cerca de 10 milhões de reais nos próximos anos para investimentos na área. O trabalho contou com o apoio do consultor Paulo Renato Ardengui, da empresa Wyse, de Porto Alegre.

Em sua fala durante a cerimônia o reitor destacou sua felicidade em estar meio a amigos e amigas que, há muitos anos, se colocam na luta diária para tornar a sociedade melhor e qualificar o território do município. “Este espaço em que estamos foi pensado justamente para momentos como este. Não atoa esse auditório se chama Centro Integrado de Desenvolvimento do Ecossistema Costeiro e Oceânico”, pontuou Giroldo referindo-se às instalações do Cidec-sul. “Ele foi imaginado e concebido pensando na promoção de ações como a que está sendo realizada aqui hoje; de articulação com a sociedade para o desenvolvimento do nosso território e da nossa região”, adicionou.

Para o reitor, a universidade, dentro deste projeto e no contexto geral de apoio à sociedade, precisa ser vista como um agente para a solução de demandas reais da sociedade. “É preciso reconhecer a importância da universidade não apenas como uma instituição que gera conhecimento e recursos humanos capacitados para atuar na sociedade, mas também, como uma instituição com capacidade instalada e altíssima qualificação para entender e atuar na solução de problemas reais da comunidade”, explicou Giroldo.

No âmbito do Grande Pacto, Giroldo colocou a instituição à disposição do que for possível para subsidiar o projeto dentro das competências acadêmicas da FURG, citando, ainda, os grandes ativos na área que a instituição conquistou nos últimos anos. “Hoje temos um amplo espectro de iniciativos no escopo da inovação como o Escritório de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, o Parque Científico e Tecnológico, além de programas de incentivo ao empreendedorismo em parceria com diversos órgãos de fomento; tudo isso ligado a Pró-reitoria de Inovação e Tecnologia da Informação, que coordena todo esse grande processo que vem se construindo desde muito tempo. Essa e outras ações demonstram o quanto o tema é caro e o quanto estamos engajados com ele”, pontuou o reitor.

Encerradas as manifestações das autoridades, o evento seguiu com uma palestra ministrada pelo consultor espanhol e pelo superintendente de inovação da PUC-RS, a respeito do desenvolvimento de um plano de inovação e as experiências na concepção e implementação de projetos semelhantes, em especial o Pacto Alegre, realizado na capital gaúcha, Porto Alegre.

Com o final da cerimônia, as autoridades presentes dirigiram-se à asa leste do Cidec-sul para oficializar a MESA do Grande Pacto, instância máxima de deliberação do programa. Durante a atividade, Piqué promoveu uma pequena palestra direcionada aos membros deste que ele chama de “conselho” do projeto. Em sua fala, o consultor deu diversos direcionamentos e reforçou o resultado do trabalho coletivo realizado no dia anterior.

Ainda em tempo, os representantes da quádrupla hélice assinaram o termo de oficialização da MESA, dando largada propriamente ao Grande Pacto. Na oportunidade, o grupo aprovou os macrodesafios estipulados e a visão de futuro para a cidade: ser uma referência internacional em economia azul.

 

Gallery

Ação, coordenada pelo consultor espanhol Josep Piqué, promoveu intensa reflexão sobre o futuro do município

Hiago Reisdoerfer/Secom