PEDAGOGIA

CFOP Itinerante realiza Roda de Formação em escola municipal

Projeto de extensão auxilia na formação continuada de professores

Photograph: Divulgação

Criado em 2002, o Centro de Formação e Orientação Pedagógica (CFOP) tem por objetivo a reformulação e a modernização curricular, o desenvolvimento de metodologias inovadoras no ensino de graduação da FURG e o desenvolvimento de formação continuada e de educação à distância. O Centro possui o Laboratório de Ensino e Prática Docente (LEPD), com empréstimos de materiais permanentes para as atividades de estágio e práticas docentes, bem como material e consumo para suporte das atividades acadêmicas.

A Roda de Formação que ocorreu no último sábado, 22, foi o primeiro encontro do Projeto de Extensão "CFOP Itinerante - Rodas Formativas na Educação Básica".
Este projeto visa atender as escolas de educação básica do entorno da FURG tanto na formação continuada de professores quanto no acesso aos materiais pedagógicos do LEPD.

Nesta primeira edição foram atendidas as professoras da Escola Municipal de Educação Infantil Castelo Branco. Serão realizados, com as professoras da instituição, encontros formativos e oficinas de construção de materiais pedagógicos para a prática docente. A escola conta com uma média de 20 professoras de educação infantil e 252 estudantes. As rodas de formação estão sendo desenvolvidas em encontros previstos no Plano de Ação da escola e irão gerar uma certificação da ação de extensão para as professoras.

Os acadêmicos da FURG envolvidos no projeto farão parte da construção da pesquisa sobre a prática docente no pós-pandemia, bem como nos encontros formativos de construção de materiais. Portanto, o projeto justifica-se através de um espaço potencializador da prática docente bem como de fortalecimento do ensino superior com a educação básica. Justifica-se ainda como uma ação de fortalecimento as práticas formativas desenvolvidas no CFOP e na potencialização da extensão universitária.


Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em função do segundo turno.