PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Capes aprova a criação de mestrado acadêmico em Santo Antônio da Patrulha

PPG em Sistemas e Processos Agroindustriais permitirá convergência de diferentes campos do conhecimento

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Super (Capes) divulgou a aprovação da proposta do curso de mestrado acadêmico em Sistemas e Processos Agroindustriais (PPGSPA) para o Campus Santo Antônio da Patrulha. A autorização ocorreu durante a 196ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior, em Brasília.

A proposta do programa de pós-graduação interdisciplinar atenderá a necessidade de formação integrada entre as áreas de química, física, engenharias, economia e gestão, permitindo a convergência de diferentes campos do conhecimento. O curso será coordenado pela docente Juliana Espindola, da Escola de Química e Alimentos (EQA).

Para Antônio Valente, diretor do Campus Santo Antônio da Patrulha, a aprovação do mestrado é de grande importância para a consolidação da atuação multicampi da FURG e ampliação das ações de atendimento de demandas regionais. “O novo curso de pós-graduação caracteriza um grande avanço para o município de Santo Antônio da Patrulha, permitindo a continuidade da formação dos egressos dos cursos ofertados pela FURG aqui, bem como de outras universidades. Além disso, o curso contribuirá para o desenvolvimento da pesquisa em processos e sistemas agroindustriais em território patrulhense, com significativos impactos favoráveis em diferentes setores da comunidade”, reforça Valente.

Além da coordenadora Juliana Espindola, participaram a elaboração da proposta os docentes Gustavo Platt, Fernanda Borges e Alex Leonardi, integrantes da EQA e atuantes do Campus Santo Antônio da Patrulha. A proposta recebeu também o apoio do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Eduardo Secchi, da diretora de Pós-graduação, Gionara Tauchen, da direção do Campus, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e Associação Comercial e Industrial e de Serviços (Acisap) de Santo Antônio da Patrulha.

Sobre o programa de pós-graduação

O programa de pós-graduação em Sistemas e Processos Agroindustriais (PPGSPA) busca uma visão integrada entre Sistemas Agroindustriais e Processos Agroindustriais, de maneira a permitir o desenvolvimento científico e tecnológico dos produtos e processos, além de melhorias no gerenciamento das cadeias produtivas e sistemas agroindustriais através da integração interdisciplinar dos conhecimentos das áreas de química, física, engenharias, economia e gestão.

O PPGSPA contará com uma única área de concentração - Sistemas e Processos Agroindustriais - e duas linhas de pesquisa, sendo elas “Desenvolvimento de Processos Agroindustriais” e “Dinâmica de Sistemas Agroindustriais”.

Os processos agroindustriais contemplam as transformações físicas e químicas envolvidas nas modificações das matérias-primas agroindustriais. Tais processos envolvem complexas operações de separação, reação e integração energética e material, onde experimentação, modelagem, simulação e otimização de processos exercem papel fundamental no desenvolvimento de processos inovadores.

Os sistemas agroindustriais englobam um conjunto de cadeias produtivas e agentes envolvidos na produção, processamento e comercialização de produtos e serviços. O seu desenvolvimento requer a incorporação de novas tecnologias, visando a otimização de custos, planejamento estratégico e gestão logística, na busca por qualidade, competitividade e sustentabilidade, além do desenvolvimento das regiões.