O Cidec-Sul da FURG foi palco nesta quarta-feira, 9, da Cerimônia Regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP), realizada no ano de 2024. Composta por alunos do 6º ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio, a OBMEP de 2024 teve mais de 18 milhões de alunos participantes. Na Região Sul, participaram mais de cem mil estudantes, de 591 escolas de 39 municípios.
Na cerimônia de premiação foram entregues as medalhas aos multimedalhistas de ouro, seguidas das medalhas de bronze, prata e ouro regional, e bronze e prata nacional, totalizando 70 estudantes medalhistas. Os medalhistas de ouro já foram homenageados, no Rio de Janeiro, pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. A Região Sul conquistou 129 medalhas regionais e 24 medalhas nacionais.
Coordenada na Região Sul pela professora Mauren Porciúncula, do Instituto de Matemática, Física e Estatística (Imef) da FURG, a OBMEP está em sua 20ª edição em 2025. Segundo a professora, participar da olimpíada oportuniza abrir portas para os estudantes, uma vez que a OBMEP oferece materiais de apoio aos alunos e professores, bolsas de estudos para estudantes premiados e um programa de iniciação científica, onde a FURG sedia um polo.
“Com todo esse incentivo, acaba se descobrindo talentos para a Matemática, além de ter um caráter inclusivo, já que todos os estudantes têm oportunidade de se preparar para a olimpíadas de forma igualitária”, reforça a coordenadora.
A olimpíada de 2025 já completou a primeira fase e o rankeamento está previsto para o dia 1º de agosto. A segunda fase, dissertativa, acontece em 25 de outubro e as provas são corrigidas pelos professores e acadêmicos de pós-graduação do Imef da FURG.
Participaram da cerimônia de premiação, a pró-reitora de Inovação e Tecnologia da Informação (Proiti) da FURG, Silvia Botelho, neste ato, representando a reitora, Suzane Gonçalves; Felipe Alonso, representando a prefeita do Rio Grande, Darlene Pereira; a coordenadora da Smed, Berenice Braz, representando a secretaria de município de Educação; o administrador do Imef, Leandro Sagiomo, neste ato representando o diretor, Jorge Pimentel Junior; o coordenador do curso de Matemática Aplicada e coordenador de Polo de Iniciação Científica (PIC) da OBMEP na FURG, Adilson Nunes; o coordenador do curso de Licenciatura em Matemática, Tiago Figueiredo; a coordenadora do mestrado profissional em Matemática em rede nacional (Profmat), Luciele Rodrigues Nunes e a coordenadora regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas, Mauren Porciúncula.
Medalhistas
Entre os multimedalhistas, recebeu a terceira medalha de ouro o estudante Lucas Dâmaso Hallal, do Colégio São José, no município de Pelotas. Do município de São José do Norte, recebeu sua segunda medalha de ouro o estudante Luiz Henrique da Silveira Cappellari, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cel. Soares de Paiva.
Dos 39 municípios da Região Sul (RS05), foram medalhistas regionais 194 alunos e medalhistas regionais, 24.
Nacional: 2 ouro, 6 prata e 16 bronze
Regional: 5 ouro, 16 prata e 108 bronze
Sobre a OBMEP
A Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Iniciada em 2005, a OBMEP vem crescendo a cada ano, criando um ambiente estimulante para o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o país.