COMEMORAÇÃO

Agenda Social do mês de Agosto celebra o Dia do Estudante e os aniversários da FURG, CCMar e do município de Santo Antônio da Patrulha

Datas ressaltam a importância da universidade nas comunidades em que está inserida

O mês de agosto é de celebração para a FURG. Neste período a universidade comemora datas representativas para sua história e convida a comunidade acadêmica e em geral a celebrar, refletir e ressaltar a importância da instituição nos espaços em que está inserida.

Na quinta-feira, 11, é comemorado o Dia do Estudante, que representa a força do trabalho da universidade, que se move cotidianamente pelo desafio de oferecer a estudantes, além de uma profissão, uma experiência de cidadania, envolvendo o aprender, ensinar, trocar e partilhar, inventar, inovar e transformar.

Imbuída desses mesmos sentimentos e ações, a FURG comemora no dia 20 de agosto os seus 53 anos, com o tema “Trilhando Caminhos”. E compartilhando a data festiva, o Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar) completa 14 anos, desenvolvendo estratégias e metodologias de intervenção social junto às áreas menos assistidas da população, promovendo a inclusão dos mais carentes.

E encerrando o mês e as comemorações, no dia 31, o município de Santo Antônio da Patrulha chega aos 262 anos de história. A cidade que se caracteriza pelas atividades econômicas relacionadas à indústria alimentícia, metal-mecânica e ao agronegócio, conta com a qualidade do ensino público e gratuito, através da FURG, desde 2009.

A frase norteadora da Agenda Social desse mês é do escritor argentino Carlos Skliar.

"Antes del conocer está el experimentar. Antes del aprender está la curiosidad.
Antes de la conclusión estan las preguntas. Antes del uno está el otro, antes de la
demonstración, la narración. Antes de hablar, haber escuchado.
Antes del futuro, el devenir. Antes del desacuerdo, la conversación.
Antes de seguir, haber vivido."

Projeto Agenda Social

A FURG em seu contexto multicampi realiza inúmeras ações, atividades e projetos, que dialogam com diferentes temáticas socioculturais, educativas e ambientais. Assim, com o propósito de visibilizar as produções, bem como celebrar a vida e manifestar os compromissos de luta e resistência, foi criada a Agenda Social da FURG.

O conceito é de dialogar, informar e visibilizar datas que expressam o compromisso social da universidade, assim como criar campanhas que buscam compor uma programação coletiva e plural, sempre que possível em parceria com os municípios de Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha.

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.