BOAS-VINDAS

Acolhida Cidadã dá largada ao ano letivo 2021 da FURG

Novamente em edição virtual, evento marca retorno às atividades de ensino, pesquisa e extensão

Photograph: Altemir Vianna

Com o objetivo principal de recepcionar e integrar os novos estudantes à vida universitária por meio de ações pautadas no respeito e na afetividade, tem início hoje, 21, a programação da Acolhida Cidadã e Solidária 2021. Serão duas semanas de atividades que visam fortalecer o espírito de receptividade e integração na universidade.

Há dez anos, o evento busca incentivar o protagonismo estudantil entre a comunidade universitária. A Acolhida ocorre no início de cada semestre letivo, conforme previsto no Calendário Universitário, e é organizada pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) em parceria com unidades acadêmicas e administrativas. Mais uma vez, o formato online foi decidido obedecendo o período emergencial adotado pela universidade com a chegada da pandemia da Covid-19.

"Esta Acolhida aos calouros e calouras foi programada com muito cuidado e carinho", destaca o reitor Danilo Giroldo. "Infelizmente ela tem de ser realizada no formato online, algo que nos entristece muito, especialmente depois que o país supera 500 mil vidas perdidas por conta da pandemia. Mesmo com o coração triste, estamos com muita esperança de que o mais breve possível estaremos juntos presencialmente de novo. O contato presencial e a proximidade são fundamentais para que a universidade promova toda a transformação que ela potencializa. Nosso desejo é que todos e todas tenham uma vida universitária plena, em que possam se envolver com projetos de extensão, ensino e pesquisa, ampliando a formação acadêmica. Que possam desenvolver todo o seu protagonismo estudantil nos espaços de representação política e social, vivenciar a FURG plenamente e que possam se permitir passar pela transformação que a vida em uma universidade pública, federal, de qualidade e socialmente referenciada proporciona", ressalta o reitor.

Voltam às aulas cerca de 10 mil estudantes de 66 cursos de graduação, além de 2,5 mil alunos dos cursos de pós-graduação. Como vinha ocorrendo antes das férias, o modelo adotado neste novo ano letivo será o de aulas a distância.

Outros 400 estudantes chegam à FURG através do Promover Andifes, ação promovida pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) que possibilita a mobilidade acadêmica virtual entre as instituições de ensino superior da rede por meio da oferta de disciplinas/componentes curriculares nos cursos de graduação. A FURG foi uma das quatro universidades que integraram o projeto piloto, lançado em janeiro.

Atrações
Mais de 80 atrações online estão previstas para este primeiro dia de Acolhida Cidadã, que vão desde palestras de boas-vindas e apresentações institucionais até exposições artísticas, passeios em museus e desafios solidários.

Como forma de celebrar e saudar a nova temporada na universidade, o Grupo Canton do Movimento Coral preparou o lançamento da música "Alguém Cantando", que pode ser conferido abaixo. O Canton é composto por estudantes da FURG e coordenado pela regente Silvia Zanatta.

Um dos momentos mais esperados da programação é a aula inaugural de 2021, que acontece no dia 6 de julho, às 19h30. O encontro virtual contará com a participação do músico e poeta Fernando Anitelli, criador do grupo O Teatro Mágico. Em formato live-conversa-música, o evento propõe uma conversa sobre cultura, contextos e resistências, uma partilha de olhares e afetações sobre os tempos e as inquietações que acompanham o cotidiano.

A programação completa da Acolhida Cidadã Virtual 2021 pode ser conferida neste link.