SOLIDARIEDADE

Abrigo da FURG já recebeu mais de 40 desabrigados e desalojados

Infraestrutura também abriga cães e gatos com tutores

Photograph: Vinicius De La Rocha/Secom

Desde a noite desta última quinta-feira, 16, a Prefeitura Municipal do Rio Grande repassou à FURG a responsabilidade pela triagem de desalojados e desabrigados na cidade; a ação está sendo concentrada no Cidec-sul. Com o aumento da demanda por alojamentos, diversos abrigos anteriormente preparados e estruturados foram acionados. Até o momento de publicação desta nota a universidade já recebeu mais de 40 pessoas, além de 13 cães e cinco gatos com seus respectivos tutores.

Na FURG, os alojamentos foram montados junto ao Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic) e no Pavilhão 4, com ambientes separados para homens e mulheres. No Centro de Tecnologia Costeira e Oceânica (Centeco), foram montadas diversas baias para abrigar cães e gatos. Ao todo, são mais de 600 voluntários distribuídos em áreas como triagem de donativos, estoque, cadastro de desalojados, atendimento de saúde e rouparia.

“Tudo que a gente conseguiu acumular, de experiência, de boa vontade, de partilha e de solidariedade, estamos aplicando em uma grande ação de extensão universitária, tanto no acolhimento e no apoio psicológico, quanto no apoio prático com donativos e abrigo”, destacou o pró-reitor de extensão e cultura, Daniel Prado.