Consulta

Aberto período de avaliação do Sistema de Bibliotecas da FURG

Pesquisa será realizada de 2 a 22 de setembro para que a comunidade acadêmica possa expor suas demandas

Começa nesta segunda-feira, 2, a avaliação do Sistema de Bibliotecas (SiB) da FURG. O questionário - que pode ser acessado clicando aqui – tem o objetivo de promover melhorias nas bibliotecas da instituição, com base nos apontamentos realizados por estudantes, professores e técnico-administrativos. A consulta acontece até o dia 22 de setembro, sendo uma das principais ferramentas de transformação dos espaços da universidade.

Resultados da última avaliação

Em termos gerais, no que tange o SiB, a pesquisa institucional ocorreu em quatro oportunidades, sendo elas em 2006, 2011, 2013 e 2015. Em cada momento, o Sistema de Bibliotecas da FURG pode analisar os dados obtidos por meio da manifestação de estudantes, professores e técnico-administrativos, referente a recursos, serviços, infraestrutura e outros indicadores.

De 2017 para 2018, por exemplo, foram instaladas duas câmeras de segurança nos guarda-volumes da Biblioteca Central, localizada no Campus Carreiros, para reforçar a segurança dos materiais ali guardados. Outra implementação - essa em caráter contínuo - foi a padronização do sistema de localização de exemplares, representando um dos esforços envidados para tornar estes espaços mais organizados, otimizando a busca por obras específicas.

Infraestrutura

Em termos estruturais, foram realizadas diversas reformas, com o objetivo de dinamizar e otimizar ainda mais espaços como a Biblioteca Central, localizada no campus Carreiros, a qual sofreu uma ampliação de 1.350 m² em 2012, passando para uma área total de 2.700 m². Em 2013, a Biblioteca do Museu Oceanográfico, também teve sua estrutura ampliada, passando de 33,75m² para 56,7m². Neste mesmo período, as bibliotecas do campus de Santa Vitória do Palmar - em 2014 - e a Sala Verde Judith Cortesão - em 2015 – ganharam novas espaços, em salas maiores.

De acordo com as últimas avaliações, ainda, a quantidade de salas de estudo, na Biblioteca Central, foi apontada como deficitária. Em 2018, com a reformulação do espaço administrativo, foi possível disponibilizar mais duas salas de estudos, totalizando nove salas. A biblioteca do campus de Santo Antônio da Patrulha, também ganhou um espaço para este fim.

Os guarda-volumes, por sua vez, tiveram questões de segurança observados na última pesquisa, realizada em 2015. Para adaptar a situação, foram instaladas, em 2018, duas câmeras de segurança e ainda que não estejam completamente sanados os problemas nesse sentido, esse é um dos indicadores que continuam recebendo atenção por parte da equipe do SiB.

O sinal da internet sem fio e as quantidades de pontos de energia disponíveis na Biblioteca Central foram apontados pela avaliação de 2013, como aspectos a melhora. No ano seguinte, foram renovados os roteadores em todas as bibliotecas, e, na Biblioteca Central, foi realizada a instalação de novos pontos de energia.

Recursos Humanos

Apontado como fator a ser observado de acordo com as últimas pesquisas, nos últimos anos, o SiB vem ampliando significativamente sua equipe. Atualmente, a unidade conta com 37 servidores – dos quais 26 são bibliotecários - e cotas de estágio, atendendo à todas as oito bibliotecas da FURG. Em termos de qualificação, semestralmente é realizada a capacitação da equipe, logo antes do início de cada período letivo.

Acessibilidade

Este é um dos fatores de foco por parte do SiB. Com base nos comentários e levantamentos obtidos por meio das últimas avaliações, muito foi realizado para melhoria na acessibilidade nas bibliotecas da FURG. Inicialmente constituído como um grupo, e hoje enquanto comissão de acessibilidade, em parceria com o Núcleo de Estudos e Ações Inclusivas (NEAI) da universidade, foram atendidas uma série de demandas como a aquisição de equipamentos e móveis (lupa eletrônica, acionador de pressão, mouse adaptado  com  acionador  e  teclado  colmeia) para as bibliotecas de todos os campi; instalação de porta de entrada automática e disponibilização de escada móvel, na biblioteca central, por exemplo.

Esses são apenas algumas das diversas modificações, atualizações e adaptações realizadas pelo SiB com base nos resultados obtidos nas últimas pesquisas realizadas. Dessa forma, percebe-se o protagonismo que as opiniões e demandas da comunidade acadêmica têm no que tange a construção coletiva de uma universidade plural, igual e representativa. Portanto, não deixe de participar neste novo período de pesquisa - que se estende até 22 de setembro -, contribuindo, assim, para o Sistema de Bibliotecas da FURG possa ser cada vez melhor.

Para participar da avaliação,  clique aqui.