OPINIÃO

A partir de segunda, 21, estudantes podem avaliar professores

Terá início a Avaliação Docente pelo Discente, momento de reflexão sobre o ensino e a aprendizagem na FURG

A imagem mostra o texto: Avaliação docente pelo discente

Se você é estudante na FURG, seja de graduação, pós-graduação ou residência, a universidade quer ouvir a sua opinião. Na segunda-feira, 21, inicia a Avaliação Docente pelo Discente (ADD). É o momento em que os estudantes podem refletir sobre o ensino e a aprendizagem e avaliar a atuação pedagógica dos professores no decorrer das disciplinas.

A participação é o ponto de partida para a universidade avaliar seus processos e para que os professores tenham subsídio para formular seus planejamentos do próximo ano a partir do retorno dos estudantes.

Para participar, basta acessar os Sistemas da FURG . No menu vertical, à esquerda, há a opção Avaliação dos Docentes. Ali, está disponível o formulário de avaliação para cada disciplina cursada no segundo semestre, ou ainda para as disciplinas de oferta anual. O questionário é composto por 10 questões objetivas e há um campo para sugestões e comentários, cujo preenchimento é opcional.

Os dados gerados pela ADD compõem o relatório gerencial de cada curso, o que permite que se possa perceber tanto as possibilidades quanto as dificuldades. Esses dados são o ponto de partida também para o planejamento dos projetos político pedagógicos dos cursos em seu decorrer. Além disso, muitas das questões apontadas pelos estudantes na avaliação, tornam-se temáticas dos cursos de formação para professores promovidos pela Pró-reitoria de Graduação. Por isso, avaliar não se trata apenas de criticar ou de elogiar, mas de refletir sobre o processo educativo na universidade.

Todas as informações preenchidas são anônimas e o resultado das avaliações será divulgado em fevereiro do próximo ano, após o fim do período letivo.