IGUALDADE SOCIAL

“A cidadania diante da crise da Justiça” é tema de evento até sexta-feira, 11

Semana Integrada da Fadir busca promover a reflexão crítica dos estudantes acerca de práticas cidadãs no contexto atual

Photograph: Hiago Reisdoerfer/Secom

Começou nesta quinta-feira, 10, a Semana Integrada da Faculdade de Direito (Fadir) da FURG. O evento, que tem a intenção de promover a reflexão crítica acerca do atual impacto nas políticas públicas de promoção da igualdade social, acontece nesta quinta, 10, e sexta-feira, 11, nos turnos da manhã, tarde e noite. Durante a abertura, a reitora Cleuza Maria Sobral Dias compôs a mesa de abertura, e, na oportunidade, recordou parte da história da universidade para ressaltar o reconhecimento obtido junto a comunidade externa, assim, destacando a importância em defender não só a instituição, mas o ensino superior gratuito e de qualidade no país.

Abertura

“Estamos em uma semana intensa de atividades, e, esse ano, a universidade vive seu aniversário de 50 anos. Embora jovem perto de outras instituições, construiu-se uma história muito bonita com a comunidade regional. Se não mostrarmos que essa universidade é importante para todos e todas, não vai ser a sociedade aí fora que vai fazer isso sozinha”, discursou a reitora.

A professora Cleuza aproveitou a ocasião para pontuar a importância na valorização e defesa da universidade. “Esse é um momento de resistência, no sentido de dizer que a universidade pública é importante. A universidade faz ensino de qualidade, faz extensão de qualidade e faz pesquisa de qualidade. E vocês que são estudantes, saem da FURG com um diploma, com a certeza de que carregam a identidade de uma instituição que é reconhecida lá fora, e muito bem reconhecida. São muitos selos da OAB que eu tive o prazer de receber”, destacou.

Ao fim de sua fala, a reitora reforçou o pedido para que os estudantes ajudassem a instituição, junto de sua prática profissional e acadêmica, a tornar a identidade da FURG ainda mais reconhecida e respeitada. “Isso é importante justamente porque o que nós naturalizamos como universidade pública de qualidade não caiu aqui do nada, e ela não vai permanecer se a gente não estiver defendendo. Assim como ela chegou com muito trabalho, com muito empenho e com muita luta de muita gente, de uma hora para a outra ela pode se perder”.

Na oportunidade, o vice-diretor da Faculdade de Direito, Felipe Kern Moreira, introduziu o evento e destacou a iniciativa como um momento especial para a concretização de uma integração discente e docente entre os cursos que compõe a unidade acadêmica, além de motivar os estudantes presentes a engajarem-se cada vez mais na vida acadêmica, principalmente por meio de espaços como este, proporcionado pela Semana Integrada.

Sobre o evento

A Semana Integrada da Fadir tem o objetivo de refletir sobre o atual impacto nas políticas públicas de promoção da igualdade social, bem como sobre as propostas de reforma legislativa e constitucional dos direitos sociais com a transição democrática do final do século passado. Pela manhã, no auditório da Secretaria de Educação a Distância (Sead), estiveram reunidos alunos dos cursos de Direito e Relações Internacionais, além de acadêmicos do programa de mestrado em Direito e Justiça Social, do programa de Residência Jurídica e especialização em Direitos Humanos. No turno da tarde, os participantes realizaram diversas atividades no Bloco 6 do Campus Carreiros, retornando, à noite, para a palestra com o ex-ministro da Justiça, Eugênio Aragão, também no auditório da Sead.

Quanto a programação, esta conta com painéis, oficinas e palestras, as quais são direcionadas para diversas temáticas relacionadas aos cursos vinculados à Fadir e ao tema do evento. As inscrições são gratuitas e ainda estão abertaas no Sistema de Inscrições da FURG.

Doações

Não sendo impeditivo para a participação plena nas atividades da Semana Integrada, o Diretório Acadêmico Ruy Barbosa (Darb) convida – e incentiva – os participantes a realizarem a doação de brinquedos, 1kg de alimento não perecível ou itens de higiene feminina. Os brinquedos e alimentos serão repassados para entidades do município. Já os itens de higiene, como pasta de dentes, shampoo, condicionador, sabonete, absorventes e desodorante roll on, serão doados à Penitenciária Estadual do Rio Grande (Perg).

Palestra com ex-ministro da Justiça

O professor Eugênio Aragão palestrará ainda nesta quinta, 10, à noite, a partir das 19h, via videoconferência, a ser transmitida no Auditório da Sead. Membro do Ministério Público Federal (MPF) desde 1987, Aragão integrou o Conselho Superior do órgão por mais de um mandato além de ter sido Corregedor-Geral. Foi também vice-procurador Geral Eleitoral e Ministro da Justiça. Seu currículo inclui, ainda, doutorado em Direito pela Ruhr-Universität Bochum (Alemanha), mestrado em Direito Internacional de Direitos Humanos pela University of Essex (Inglaterra). Desde de 1997, Aragão também é professor adjunto da Universidade de Brasília (UnB). Na Semana Integrada, ele aborda a desmoralização do Direito a partir dos métodos da Lava Jato. A palestra, assim como as demais atividades do evento, é aberta à participação da comunidade.

 

Gallery

Imagem mostra várias pessoas sentadas nas cadeiras do auditório

Na oportunidade, estiveram reunidos acadêmicos dos cursos e programas vinculados à Fadir

Hiago Reisdoerfer/Secom