Mostra Universitária

21ª MPU: Saiba como estruturar os resumos para os eventos

Trabalhos podem ser submetidos até 25 de julho

De 19 a 21 de outubro acontece a 21ª Mostra da Produção Universitária (MPU) da FURG. Com o retorno das atividades presenciais na universidade, a mostra acontece no formato hibrido, depois de dois anos consecutivos sendo realizada apenas online, por conta do ensino remoto.

A MPU é organizada em sete eventos sendo eles: o Congresso de Iniciação Científica (CIC), o Congresso de Inovação (CiTec), o Seminário de Extensão (EXT), o Encontro de Pós-graduação (EPG), o Seminário de Ensino (ENS), o Simpósio de Cultura (SimCult), e ainda o Salão de Indissociabilidade (SI).

Estudantes e pesquisadores da FURG e de outras instituições de ensino podem fazer sua inscrição e submeter trabalhos gratuitamente até 25 de julho, no site da Mostra.

Para que o pesquisador possa enviar o resumo para mostra é necessário que tenha um professor orientador para ajudar na construção e desenvolvimento da pesquisa, além de auxiliar na escolha de qual evento da MPU o trabalho será submetido.

Nesta edição do evento, os estudantes podem optar por submeter o resumo expandido ou o relato de experiência. O apresentador deverá ajustar com o orientador qual forma de resumo submeterá previamente, os modelos padrões estão disponíveis também no site da MPU. Os resumos não podem ultrapassar o limite de quatro páginas.

Resumo expandido

Introdução, metodologia, resultados e discussão, considerações finais e referências são as cinco partes principais que dividem o modelo de resumo expandido. No modelo estão dispostas orientações que destacam as informações que devem ser apresentadas em cada tópico. Como o público da MPU é bastante diverso, o ideal é buscar uma linguagem acessível e exemplos que ajudem no entendimento do conteúdo.

Na introdução deve ser realizada a apresentação da temática da pesquisa, contendo quais são os objetivos, problemáticas e justificativas do estudo. Na sequência está a metodologia, que tem como objetivo expor quais foram os materiais e métodos que foram utilizados na construção do trabalho.

Em seguida, está a parte de resultados e discussão em que devem ser desenvolvidas, de forma compreensível, as soluções que surgiram a partir da realização do trabalho. Nesta divisão, podem ser colocadas imagens, tabelas, gráficos, fluxogramas, mapas, figuras, entre outros para exemplificar os dados coletados.

Na divisão das considerações finais, o pesquisador deve apresentar reflexões, aspectos relevantes e recomendações realizadas até o momento de envio do trabalho para os eventos. Para finalizar o resumo expandido, devem ser apresentadas as referências em que devem constar todos os autores e artigos utilizados na pesquisa.

Relato de experiência
O modelo de relato de experiência também é segmentado em cinco partes principais sendo elas contexto do relato, detalhamento das atividades, análise e discussão do relato, as considerações finais e as referências. Assim como no resumo expandido, neste formato estão dispostas orientações para guiarem o pesquisador durante a elaboração do trabalho.

O contexto do relato é a divisão em que o pesquisador apresentará as informações que compõe o trabalho, expondo a relevância, justificativa, problema e objetivos da pesquisa. O detalhamento das atividades deve descrever as experiências de quem está submetendo o trabalho, sendo elas em monitorias, atuação como bolsistas ou, até mesmo, atividades profissionais. É importante que esta exemplificação seja feita em ordem cronológica.

Na divisão de análise e discussão do relato, o pesquisador deve buscar relacionar as atividades desenvolvidas em seu trabalho de acordo com uma fundamentação teórica. Para desta forma basear a importância de sua pesquisa. Nas considerações finais deve constar uma síntese das aprendizagens adquiridas ao longo do período de desenvolvimento das ações.

E, para finalizar o relato, estão as referências, espaço dedicado para que o pesquisador coloque os trabalhos e autores que utilizou no documento.

*Estagiária de Jornalismo, com supervisão de Fernanda Cadaval