Direito e relações internacionais

Semana integrada da Fadir debate a promoção da igualdade social

Evento acontece em 10 e 11 de outubro e terá a presença do ex-ministro da Justiça Eugênio Aragão

Nos dias 10 e 11 de outubro, a Faculdade de Direito (Fadir) realizará a Semana Integrada da unidade. O evento acontece nos turnos da manhã e noite no auditório da Secretaria de Educação a Distância (Sead) e no turno da tarde no Bloco 6 do Campus Carreiros. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo Sistema de Inscrições da FURG.

O evento tem o objetivo de refletir sobre o atual impacto nas políticas públicas de promoção da igualdade social, bem como sobre as propostas de reforma legislativa e constitucional dos direitos sociais com a transição democrática do final do século passado.

A programação da Semana Integrada contará com painéis, oficinas e palestras que abordam diversas temáticas relacionadas aos cursos de graduação em Direito e Relações Internacionais, ao Mestrado em Direito e Justiça e à Especialização em Direitos Humanos, cursos vinculados à Fadir. A programação completa está disponível aqui.

Palestra com ex-ministro da Justiça

O professor Eugênio Aragão palestra na quinta, 10, à noite, a partir das 19h, no Auditório da Sead. Membro do Ministério Público Federal (MPF) desde 1987, Aragão integrou o Conselho Superior do órgão por mais de um mandato além de ter sido Corregedor-Geral. Foi também vice-procurador Geral Eleitoral e Ministro da Justiça. Seu currículo inclui, ainda, doutorado em Direito pela Ruhr-Universität Bochum (Alemanha), mestrado em Direito Internacional de Direitos Humanos pela University of Essex (Inglaterra). Desde de 1997, Aragão também é professor adjunto da Universidade de Brasília (UnB). Na Semana Integrada, ele aborda a desmoralização do Direito a partir dos métodos da Lava Jato. A palestra, assim como as demais atividades do evento, é aberta à participação da comunidade.

Doações

O Diretório Acadêmico Ruy Barbosa (Darb) convida os participantes a realizarem a doação de brinquedos, 1kg de alimento não perecível ou itens de higiene feminina. Os brinquedos e alimentos serão repassados para entidades do município. Já os itens de higiene, como pasta de dentes, shampoo, condicionador, sabonete, absorventes e desodorante roll on, serão doados à Penitenciária Estadual do Rio Grande (Perg).