EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Pitch Day integrou empreendedores e estudantes na FURG

Evento aconteceu no Oceantec e tem como característica a apresentação rápida

Photograph: Hiago Reisdoerfer/Secom

Na quinta-feira, 12, estudantes, pesquisadores e professores se reuniram no Parque Científico e Tecnológico - Oceantec para realizar o Pitch Day. O evento teve como objetivo apresentar as empresas residentes no parque, empresas já incubadas e finalizar o processo de pré-incubação da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica – Innovatio.

Com apenas cinco minutos, as empresas tiveram que apresentar seu produto e seu diferencial de mercado para o público. Esse momento, como reforça Aléssio Almada, gestor da Innovatio, reforça o caráter pedagógico do evento, que possibilita que os empresários treinem como apresentar sua empresa a possíveis investidores, sócios ou clientes.

“Esse tipo de evento fomenta a interação dentro do ecossistema de empreendedorismo e inovação, porque às vezes uma empresa tem o que outra precisa, em termos de conhecimento, produto ou serviço”, pontuou Aléssio.

Danilo Giroldo, vice-reitor da FURG, disse que o evento é resultado de muito trabalho, e que todo processo só é possível pelos esforços da comunidade: “Terminamos o ano de cabeça erguida, valorizando o papel da universidade e de sua capacidade instalada. Foi um ano difícil, mas através da competência da equipe da Diretoria de Inovação Tecnológica e do envolvimento da comunidade, tivemos bons resultados. Podem continuar contando com o apoio da administração para seguirmos avançando”.

O vice-reitor ressaltou ainda o movimento criado dentro da FURG, Educação Empreendedora, que mobilizou grupos de pesquisa e programas de pós-graduação, pressionando de forma positiva a administração a investir na qualificação dos espaços para poder apresentar o empreendedorismo como um caminho dentro da formação dos estudantes.

O diretor do Oceantec, Artur Gibbon, em sua fala relembrou os pontos positivos e as conquistas do ano. “2019 foi um ano fantástico para nós que trabalhamos com inovação e empreendedorismo: trouxemos autoridades mundiais para realizar palestras, aprovamos a Lei Municipal de Inovação e a Lei do Fundo Municipal de Inovação, fizemos a Feira de Inovação Tecnológica (Fitec), tivemos resultados fantásticos no Programa Centelha, aprovação no Consun da Política de Inovação da FURG. 2020 nos promete muito mais coisas, porque plantamos sementes para que o ambiente tenha poder e potência”, reforçou.

Danúbia Espindola, diretora de Inovação Tecnológica, falou do momento em que a os estudantes que iriam apresentar os pitchs estavam: “é um momento prospectar ideias, pessoas, conexões”. Danúbia também comentou da importância de vislumbrar investidores nestes tipos de evento, para que a roda da inovação gire.

O diretor de pesquisa Leandro Bugoni ressaltou a necessidade de regulamentação das ações de inovação tanto dentro da universidade quanto no município, para que os espaços de inovação sejam ocupados, principalmente para que aconteça troca de conhecimentos para melhorar a sociedade como um todo.

Participaram do Pitch Day as seguintes empresas:

Empresas residentes no Oceantec
Anota Aí – automação de atendimento para deliveries;
eyeBov – controle, monitoramento e acompanhamento de gado de corte;
Hotel Flow – gerenciamento de hotéis e pousadas;
Wecast Soluções em Tecnologia e Gestão Digital – plataforma para revendedores de veículos.

Empresas incubadas na Innovatio
Augen – saneamento;
PetGente – automação no cuidado aos pets.

Pré-incubados 2018
Robótica aplicada ao setor Agro

Pré-incubados 2019
Off Developer – desenvolvimento web, marketing digital e design gráfico;
beFree – marketplace (freelancer e vaga de emprego);
Symplus – plataforma que une vendedores e fornecedores locais;
Follow-up – plataforma de consultas psicológicas online;
M&N Contabilidade – sistema contábil online;
Vulcan – desenvolvimento tecnológico de produtos da área da saúde;
Verde Vitta – biomassa de banana verde;
Alga Sul – produção e fornecimento de biomassa e bioprodutos de microalgas marinhas;
TerraMares – serviços de diagnóstico ambiental, análise de água e tratamento de efluentes;
Inov[enter] – plataforma de processamento e análise de dados (bigdata e IA). 

 

Gallery

Empresas do Oceantec e Innovatio participam de Pitch Day

Foto: Hiago Reisdoerfer/Secom