COMPETIÇÃO

Olimpíada Brasileira de Robótica está com inscrições abertas

Etapa nacional do evento acontece na FURG, em outubro. Inscrições podem ser feitas até 17 de maio

Em outubro deste ano, estudantes de todo o país participam em Rio Grande da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A competição científica busca envolver jovens estudantes para o desenvolvimento da robótica, área em expansão no mundo todo, mas ainda com pouca relevância no cenário nacional.

Para que a disputa nacional entre robôs aconteça entre 22 e 26 de outubro na FURG, antes, os estudantes participam das etapas estaduais. Apenas os classificados garantem vaga. E a competição em Rio Grande garante ainda uma vaga na competição internacional de robótica RoboCupJunior Rescue Line.

As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de maio. Há três níveis de competição para a modalidade prática, que contemplam estudantes de ensino fundamental, médio ou técnico. Alunos de cursos pré-vestibulares também podem participar. São equipes de no mínimo dois e no máximo quatro integrantes, com a tutoria de um professor, ligado a alguma instituição de ensino. Há ainda a modalidade Equipe de Garagem, em que nem os estudantes nem o professor tutor precisam estar vinculados a instituições de ensino. A idade máxima para participação dos estudantes é 19 anos.

Além da competição prática, há ainda uma modalidade teórica, de estudo sobre robótica. Essa modalidade tem provas que serão aplicadas nas próprias escolas dos estudantes, em duas fases, 7 de junho e 23 de agosto. As provas abrangem conteúdos disponibilizados no Manual de Estudos da Olimpíada e há cinco diferentes níveis, que contemplam desde o primeiro ano do ensino fundamental até o terceiro do ensino médio.

Todas as informações sobre inscrições, nas diferentes modalidades estão disponíveis no site da OBR.

A Olimpíada Brasileira de Robótica é realizada pela Universidade Federal de São Carlos, pelo Colégio Técnico de Campinas (Cotuca), pelo Sesi São Paulo e pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte, com apoio do governo federal. 

Mais informações podem ser obtidas no site www.robotica.org.br ou pelo email robotica@furg.br.