Internacional

Núcleo de Expressão Gráfica e Topografia participa de dia de atividade acadêmica internacional

Ação acontece na terça-feira, 31

O Núcleo de Expressão Gráfica e Topografia, da Escola de Engenharia (EE), ministrará uma aula espelho, junto ao Programa de Engenharia Civil, da Universidade de la Costa (CUD), na Colômbia, na próxima terça-feira, 31, às 16h, na plataforma Teams. O formulário para inscrição e certificação será disponibilizado ao longo da atividade.

A classe será realizada com a participação de alunos em caráter presencial e remoto e foi intitulada como ‘O Ensino de Expressão Gráfica’. Trata-se de uma atividade de aproximação entre os departamentos das duas universidades, que têm em comum o desenvolvimento de conteúdos relacionados ao ensino da expressão gráfica. A proposta partiu da professora colombiana Joyce Vanessa de la Iglesia Perez, que contatou a professora Carla Silva, coordenadora do Curso de Engenharia Civil da EE.

O programa do encontro foi dividido em quatro partes, sendo a primeira de apresentação geral e institucional. A seguir os professores do Núcleo de Expressão Gráfica e Topografia farão uma apresentação da estrutura e composição geral do Núcleo, bem como de algumas das atividades nele desenvolvidas.

A considerar que o desenho técnico no Brasil e na Colômbia tem algumas distinções de base, o terceiro momento deverá explorar essa distinção e perpassar alguns pontos relacionados ao sistema de projeção de vistas ortográficas utilizado no Brasil. Por fim, tendo em retrospecto as partes anteriores, bem como a oportunidade de um encontro interinstitucional, está previsto um espaço para reflexões partilhadas, sobre os desafios e perspectivas comuns às instituições envolvidas, relacionados ao ensino e aprendizagem da expressão gráfica, especialmente a considerar que a internacionalização da universidade é um tema cada vez mais recorrente no contexto global e da América Latina.

*Estagiária de Jornalismo, com supervisão de Fernando Halal