COLABORAÇÃO

FURG e UFPel unem-se para realizar a primeira Semana Universitária de Gravura

Evento colaborativo acontecerá no Campus Carreiros e no Centro de Pelotas de 6 a 8 de novembro

Organizado pelas professoras Janice Martins Appel (FURG) e Kelly Wendt (UFPEL) a I Semana Universitária de Gravura da FURG e UFPel, acontecerá durante os dias 6, 7 e 8 de novembro em Rio Grande e Pelotas. O evento tem como intuito divulgar conhecimentos da área, com vistas ao caráter sustentável da prática, promovendo a troca de conhecimentos no tocante as práticas artísticas, materiais utilizados e, ainda, nos impactos ambientais.

De acordo com a organização “a gravura tradicional resiste ao tempo, aos meios, e por isso nos fascina em poder praticá-la, contudo é necessária uma adequação aos tempos atuais de preservação ambiental”, justificando assim o tema do evento. Neste sentido, os estudantes das instituições terão a oportunidade de trocar saberes e experiências para, em conjunto, estimular, desenvolver e aprimorar a produção de artes gráficas regional com vistas a sustentabilidade.

Atividades

A programação iniciará no Instituto de Letras e Artes (ILA) na Furg, com a palestra da professora do Centro de Artes, da UFPel, Angela Polhmann que tecerá reflexões sobre Gravura Não-Tóxica, pesquisa que desenvolve desde 2005. Falarão também os professores Rita Rache e Claudio Tarouco, ambos do ILA-FURG. Durante os três dias de programação acontecerão diversas oficinas – também sobre sustentabilidade -, roda de conversa e flash gravura, buscando consolidar uma parceria entre as instituições e os estudantes da área, fortalecendo um diálogo entre a linguagem e a região sul com àqueles futuros profissionais e pesquisadores da área.

O evento reúne também diversas ações paralelas, entre elas, os estudantes pertencentes ao Programa Institucional Brasileiro de Iniciação à Docência (Pibid), tanto da FURG quanto da UFPel, que atuam desenvolvendo atividades nas escolas municipais utilizando técnicas de gravura alternativa. Faz parte das atividades, ainda, a exposição “Paisagens de Lastro”, do artista Rio Grandino Rogério Marques, no dia 7 de novembro às 18h30 na Galeria A SALA, onde apresentará um conjunto de xilogravuras, bordados e desenhos. Por fim, o evento encerra com a feira gráfica Mofeira, realizada na FURG, contando com diversos expositores entre alunos e comunidade em geral.

Cartaz

Subject: Eventos