Mês da mulher

Evento de abertura do Março Lilás na FURG vai abordar múltiplas formas de ser mulher

Live acontece no dia 8 de março, às 18h, e propõe interlocução a muitas vozes

O Dia Internacional da Mulher terá, na FURG, um evento oficial para marcar o mês inteiro de programação do Março Lilás. A live Mulheres que ressoam: vozes e corpos que (trans)bordam será transmitida no canal da universidade no Youtube, às 18h.

Estão abertas inscrições para quem desejar obter certificado, que podem ser feitas gratuitamente no Sistema de Inscrições da FURG, neste link. O evento é aberto participação da comunidade e de todas e todos interessados na temática.

Interlocução a muitas vozes

Participam da live Cassiane de Freitas Paixão, professora da FURG com atuação em pesquisas sobre a expansão da educação superior no Brasil, questões étnico-raciais no sul do Rio Grande do Sul, ações afirmativas e clubes sociais negros; Daniele Ferreira Acosta, professora da Escola de Enfermagem da FURG e e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Enfermagem, Gênero e Sociedade (GEPEGS); Fernanda da Fonseca Pereira, assistente social da FURG, com atuação no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) e Regininha Conceição, vereadora no município do Rio Grande, com atuação em pautas LGBTQI+ e acadêmica do curso de Pedagogia Licenciatura da FURG. A mediação será feita por Juliana Lapa Rizza, professora do Instituto de Educação da FURG e integrante do Gese.

“Dentre as vozes que bordam, transbordam e ressoam, na live vamos dialogar sobre as múltiplas formas de nos produzimos mulheres deste tempo, os distintos espaços que ocupamos e as posições que assumimos, a partir das marcas inscritas em nossos corpos, sejam elas de gênero, classe, raça/etnia, sexualidade, religião, entre outras”, antecipa Juliana.

O espaço foi pensado como uma interlocução para ser tecida a muitas vozes, conta a mediadora. A realização no dia 8, o próprio Dia Internacional da Mulher busca a conexão e memória com “os movimentos de lutas empreendidos por tantas outras mulheres que nos antecederam. Seguimos na luta por nossos direitos, mas jamais esquecendo de reconhecer todas as conquistas alcançadas até hoje”, finaliza Juliana.

Programação do Março Lilás na FURG

A programação do Março Lilás na FURG iniciou na segunda, 1º, com o lançamento da playlist Mulheres que ressoam, iniciativa da Diretoria de Arte e Cultura (DAC) – e que pode ser ouvida no Youtube ou Spotify.

Nesta quinta, 4 de março, entrou no ar o primeiro episódio do Círculos de Conversa: em pauta a violência contra as mulheres (Para assistir, clique aqui). A série conta com quatro episódios, que vão ao ar sempre nas quintas-feiras do mês de março e resgatam um encontro realizado no Março Lilás de 2020, de modo presencial, antes de termos sido afetados pela pandemia. Para “ressoar” o encontro potente, foram organizados quatro vídeos que provocam e convidam à conversa. “Falar sobre violências é uma possibilidade de minimizar essas práticas, desnaturalizando processos”, afirma Débora Amaral, diretora da DAC.

No Dia Internacional da Mulher, além da live-tema do Março Lilás, anunciada no início da matéria, às 15h na página do Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico (Nudese) no Facebook, haverá o lançamento da Associação de Costureiras Mulheres Daqui e de suas primeiras coleções, com as linhas: Cuidados Covid, Personalidades Femininas, Preocupação com o Meio Ambiente e Cuidados. Para acessar, clique aqui.

Todas as terças-feiras, nas páginas da FURG nas redes sociais, haverá o momento poético Palavramulheres, em que mulheres leem poesias e versos criados por estudantes das escolas de educação básica do município do Rio Grande, resultado de trabalho do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese) nas escolas. O trabalho de divulgação da produção dos estudantes foi interrompido pela pandemia e agora, mulheres diversas se propõem a fazer produção seguir ressoando.

O programa Paralelo 30, da FURG FM, com apoio cultural da AptaFURG, também aborda o mês da mulher em diversas programas ao longo de março. Pode ser acompanhado nas páginas do programa no Facebook e Youtube.

O portal da FURG seguirá dando visibilidade às ações ao longo do mês de março.

Outras ações

O Março Lilás da FURG se soma às ações feitas por outras organizações e entidades na programação de março no município do Rio Grande. Confira a seguir algumas delas:

04/03 – Vamos falar sobre a saúde da mulher? Live promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Rio Grande (Comdim) com Márcia Emmendoerger, Natasha Cardoso E Vera Regina Leiva. Às 19h30 na página do Comdim no Facebook.

04/03 – Programa Sintonia, do Sindiportuários RS discute Março: o mês que marca a luta permanente das mulheres, com Maria de Lourdes Lose e Vera Mayorca. Às 20h nas páginas do Sindiportuários no Youtube e Facebook.

05/03 – Beth de Oxum fala sobre Mulheres em combate à intolerância religiosa. Às 19h30 na página Feminismo Essencial, no Instagram.

07/03 - Sarau de casa: especial Mulheres que escrevem em Rio Grande. Sarau com 13 poetas, via zoom, com mediação de Juliana Blasina. Das 19h às 21h, na página P+2T no Facebook. Participam Lena Fuão, Patricia Silveira, Sandra Lee, Lilian Guedes, Karina Macedo, Lorena Dias, Daniela Delias, Aimée Bolanos, Annabel Laurono, Lilian Ney, Cláudia Borges e Paula Liaroma.

08/03 - Aulão do SESC terá como tema Março Lilás. Será às 9h, com a professora Erika Jardim e o professor Pablo Ramirez, com transmissão pelo site da prefeitura.

08/03 - Bate-papo com a fotógrafa Kelly Schmidt, com o tema: Seria mais uma história clichê sobre a Fotografia? Às 18h no canal da Fototeca Municipal Ricardo Giovanini no Youtube.

08/03 – Espetáculo Elas, com Luciana Lima, promovido por Rio Grande por Elas, em parceria com o projeto #Teatromunicipalagora. Os ingressos são gratuitos, pelo Sympla.

09/03 – Entrelaçando saberes: debate sobre os desafios do feminismo hoje. Debate promovido pelo Núcleo de Estudos Feministas e de Gênero (D’Generus) da UFPel, com mediação de Adriana Lessa Cardoso. Participam: Dina Lessa, Lígia Chiarelli, Tatiana Ribeiro, Jamile Wayne, Maria de Lourdes Lose e Raquel Laurino. às 19h, na página do D’Generus no Facebook.