CIDADANIA

Estudantes da educação básica podem se inscrever na 8ª Mostra Cultural sobre Diversidade Sexual e de Gênero

Inscrições para participar do evento vão até 2 de setembro

O Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese) vinculado a FURG, entre as muitas frentes de trabalho que vem desenvolvendo, anualmente promove a Mostra Cultural sobre Diversidade Sexual e Gênero, junto as escolas públicas localizadas no município de Rio Grande.

A Mostra Cultural sobre Diversidade Sexual e de Gênero visa contribuir com a promoção da equidade de gênero e a cidadania da população LGBT, através da produção e difusão de informações importantes à comunidade sobre as questões relativas aos gêneros e às sexualidades e promover discussões acerca dessas questões para a minimização das representações e preconceitos atribuídos às mulheres e aos sujeitos LGBT.

Essa ação extensionista já está na oitava edição e é direcionada aos estudantes da educação básica das escolas públicas com a proposta de que esses e essas possam, por intermédio de suas produções, apresentar seus entendimentos sobre as temáticas da Mostra, contestando e resistindo às normas de gênero e de sexualidade, que, muitas vezes, são impostas às crianças e aos adolescentes. “Pretendemos, igualmente, que entendam que é preciso que lutem contra o preconceito e a violência”, ressalta a coordenadora do Gese, Paula Ribeiro.

Assim, a Mostra Cultural se constitui como um movimento de resistência, por meio do envio de trabalhos pelos/as estudantes. Tais produções se fazem presentes, na Mostra, nas categorias de desenhos, poesias e vídeos e discutem sobre temáticas como: combate à violência contra mulheres e homens; enfrentamento à homofobia; promoção da equidade de gênero; promoção da cidadania LGBTI+; igualdade de direitos entre homens e mulheres; discriminação dos portadores do HIV, e prevenção do HIV/Aids e do uso de drogas.

As inscrições seguem até 2 de setembro. Informações sobre o regulamento e a ficha de inscrição podem ser acessadas pelo site ou na página do Facebook.

“A Mostra Cultural sobre Diversidade Sexual e de Gênero possibilita a desconstrução dos modelos hegemônicos e naturalizados de se compreender e viver os gêneros e as sexualidades, sempre reafirmando o fato de que os discursos que abordam essas questões são construções sociais, históricas e culturais e que essa teia discursiva produz os sujeitos. Então, a Mostra impulsiona o questionar e o duvidar das certezas, dos discursos considerados "verdadeiros", únicos e legítimos”, afirma Paula.

Essa inciativa ajuda no entendimento de que existe uma multiplicidade de formas de se trabalhar com os gêneros e as sexualidades na escola. Todos os trabalhos inscritos estarão expostos no Cidec-Sul no dia 18 de novembro, quando acontecerá a cerimônia de premiação dos/a/es estudantes.

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.

 

 

Gallery

Inscrições para participar do evento vão até 2 de setembro

Divulgação