ATIVIDADE ONLINE

Encontros de integração da Educação a Distância iniciarão em 9 de fevereiro

Evento da FURG busca integrar ações e conectar saberes em EaD

O acesso a outras possibilidades de ensino-aprendizagem, intensificado em razão da pandemia de Covid-19, tem demandado da comunidade universitária movimentos de reflexão e reinvenção pedagógica para o período de distanciamento social. Para qualificar as práticas institucionais nesse contexto de desafios, a Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da FURG promoverá o evento “Encontros de Integração das Ações em Educação a Distância: Saberes em Conexão”, com atividades online, de 9 a 25 de fevereiro.

A oportunidade de integração é destinada a professores, tutores, técnico-administrativos, estudantes e à equipe dos polos de Educação a Distância, mas há espaços abertos, também, ao público em geral. As inscrições serão recebidas até o próximo dia 18 de fevereiro e podem ser feitas aqui.

A programação propõe diálogos sobre "como é ser estudante EaD na FURG” (9 de fevereiro, às 19h), apresentações do Ambiente Virtual de Aprendizagem institucional, o AVA FURG, para professores e tutores (11 de fevereiro, às 11h) e para estudantes (24 de fevereiro, às 15h), exposição acerca dos aspectos históricos da EaD na FURG (23 de fevereiro, às 19h) e roda de conversa sobre comunicação e integração na EaD (24 de fevereiro, às 19h). Todas atividades serão conduzidas na plataforma Google Meet. 

Para finalizar os “Encontros de Integração”, a Universidade recebe o pesquisador da área de cibercultura André Lemos, para a webconferência “Os Desafios da Cultura Digital”. O palestrante é professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), autor, entre diversas outras produções na área de Comunicação e Cultura, dos livros “Cibercultura: Tecnologia e Vida Social na Cultura Contemporânea” (Sulina, 2002), “Cultura das Redes” (Edufba, 2002) e “Teoria Ator-Rede e Estudos de Comunicação” (Edufba, 2016). A palestra será transmitida pelo canal da SEaD/FURG no Youtube, em 25 de fevereiro, às 19h.

Integrar para enfrentar os desafios da EaD Pública

O cenário nacional da Educação a Distância, conforme comenta a secretária de EaD da FURG, Zélia do Couto, traz diversos desafios às Instituições Públicas de Ensino Superior. Além da carência para financiamento dos cursos, as desigualdades sociais do País criam barreiras ao acesso às estruturas tecnológicas necessárias para o estudante dessa modalidade, entre outros prejuízos pessoais e profissionais, intensificados no período de pandemia.

A expectativa do evento, assim, é de integrar e engajar os sujeitos envolvidos com a EaD, para o fortalecimento de sentido de coletividade, e oferecer apoio metodológico, técnico e pedagógico para diversas abordagens educacionais que se utilizam das tecnologias de comunicação e informação. “A comunidade acadêmica da FURG demonstrou que está pronta para se reinventar, atualizar, aprender a promover a educação com tecnologias de forma criativa. O evento pode trazer para nós o essencial: os saberes em conexão, a autonomia compartilhada, a promoção da ideia de que juntos podemos promover a cultura digital integradora e solidária”, explica.