Migração

Crise migratória na Venezuela é tema de evento do curso de Relações Internacionais

Encontro recebe professores venezuelanos, brasileiros e europeus

O curso de Relações Internacionais da FURG, vinculado à Faculdade de Direito (Fadir), divulga o evento científico “Migração na Venezuela”, que ocorre em 24 de fevereiro de 2022 a partir das 17h. O encontro é gratuito e online, com certificação no local e pode ser acessado neste link.

Segundo os organizadores, a crise migratória venezuelana é um dos fenômenos internacionais mais relevantes do século XXI. O deslocamento forçado pela situação política, econômica e social, feito em meio a uma crise humanitária, é diretamente influenciado pela atuação do Brasil na busca por uma resolução do problema e proteção das pessoas que migram.

A mesa de abertura terá o tema “Mobilidade humana internacional para o Brasil na última década - Novos paradigmas políticos e jurídicos”, com a participação de Felipe Kern, Sheila Stolz, Julia Mattos e Marcia Maria de Oliveira. A professora Joseane Pinto falará sobre a fragilidade dos fluxos migratórios irregulares de venezuelanos. A primeira mesa será fechada por João Carlos Jarochinski com o assunto “Continuidades e mudanças na legislação migratória na última década - Haitianos e Venezuelanos como paradigmas”.

A segunda mesa terá o tema “Os venezuelanos entre a migração e o exílio: tendências e estratégias”. A professora Dhayana Fernández-Matos, da Universidade Central de Venezuela, abordará o gênero e a intersecção na migração. A pesquisadora Tatiana Squeff propõe um olhar para as dificuldades dos povos originários da etnia Warao. O professor Pedro Góis, da Universidade de Coimbra, apresenta o trabalho “República Bolivariana da Venezuela: uma sociedade em debandada, um regime político em negação, um continente inteiro sob pressão migratória”.

Mais informações podem ser obtidas no cartaz disponível abaixo.

*Estagiário de Jornalismo, com supervisão de Fernando Halal

Cartaz