19ª MPU

Com o tema “Ciência é compromisso social!”, Mostra da Produção Universitária da FURG tem início nesta quarta, 11

Evento ocorre de forma online e terá apresentação de mais de 1500 trabalhos, além de oficinas e palestra

“Ciência é compromisso social!”. É com este tema que a FURG dá início, nesta quarta-feira, à 19ª edição da Mostra da Produção Universitária (MPU).  A programação inicia na quarta pela manhã, às 9h, com a solenidade de abertura, que será transmitida no canal da FURG no YouTube. A cerimônia será seguida da palestra “Papel da ciência e das instituições de ensino superior no enfrentamento da pandemia da Covid-19", com professor Linjie Zhang, da Faculdade de Medicina da FURG e homenageado desta edição do evento.

De acordo com professor Leandro Bugoni, diretor de Pesquisa da universidade e que está à frente da Comissão Organizadora da MPU, foram inúmeros os desafios para organizar o já tradicional evento da universidade em formato totalmente online, por conta da pandemia de coronavírus. Uma equipe de mais de 30 pessoas trabalha direta ou indiretamente para a proposição da MPU evento desde março. “Tivemos um grande acolhimento dos estudantes, professores e técnicos, que realmente abraçaram a MPU. A participação massiva é uma indicação forte de todo esse envolvimento”. Foram mais de 1500 trabalhos inscritos para os seis subeventos que compõem a mostra e que serão apresentados de quarta até sexta-feira em salas virtuais abertas à participação do público. Haverá também a realização de 17 oficinas.

“Agora é o momento de celebrar a superação destes desafios e de mostrar que a universidade tem um compromisso com a comunidade que nos cerca, com a ciência e com a busca do conhecimento e das verdades, celebrando a ciência”, destaca Bugoni.  

Compõem a mostra o 29º Congresso de Iniciação Científica (CIC), o 23º Seminário de Extensão (EXT), o 22º Encontro de Pós-graduação (EPG), o 15º Seminário de Ensino (ENS), o 7º Simpósio de Cultura (SimCult) e o 3º Salão de Indissociabilidade (SI).

Como participar

A Comissão Organizadora disponibilizou um passo a passo para o acesso ao evento. Além de apresentadores, integrantes de bancas e monitores, as apresentações são abertas a ouvintes e visitantes. Confira a seguir:

- Acesse o espaço da 19ª MPU na página inicial do Moodle FURG, inserindo seus dados de usuário e senha. Quem não estiver cadastrado, pode acessar como visitante, conforme as orientações deste tutorial.  

- Após realizar o login na 19ª MPU, insira a chave de acesso como participante: P19MPU (essa chave precisa ser inserida em cada um dos eventos).

- Depois do login no evento escolhido, acesse a sala da Secretaria Virtual da MPU e realize uma leitura cuidadosa do tópico “Quando, onde e como? - Utilização do Moodle”, disponível aqui.  

- Escolha o evento em que está inscrito(a) para participar e conheça os trabalhos que serão apresentados nas salas virtuais do evento, conforme o dia e o turno de apresentação;

- Se precisar ajuda para localizar a sua sala de apresentação, pode acessar a secretaria do evento (“Secretaria MPU”) e solicitar a informação no fórum disponível para o esclarecimento de dúvidas.

- Em cada sala será possível localizar a lista dos trabalhos, os links para os vídeos e o tópico com o fórum de discussão dos trabalhos. A localização de cada trabalho também pode ser visualizada no site da MPU.

 Sobre a MPU

A Mostra da Produção Universitária tem por objetivo a divulgação, a promoção e o acompanhamento dos diversos trabalhos em nível de graduação e pós-graduação, desenvolvidos por participantes de projetos/programas da FURG e outras instituições de ensino superior. Criada em 2002, busca incentivar o desenvolvimento da pesquisa, do ensino, da extensão, da inovação tecnológica e da cultura na região sul do Rio Grande do Sul, criando um ambiente acadêmico propício à troca de experiências e aperfeiçoamento de metodologias.

Com o tema "Ciência é compromisso social!", a 19ª MPU vem destacar a importância e o papel da ciência como norteadora na tomada de decisões da sociedade e a sua relevância para novas descobertas, para a inovação e melhoria da qualidade de vida, reafirmando a importância da saúde pública gratuita e do compromisso das instituições públicas com as comunidades nas quais estão inseridas. A realização da MPU 2020 será em formato totalmente digital e remoto. As atividades serão realizadas de forma assíncronas, quando da gravação de apresentações, ou síncronas na execução de atividades culturais, oficinas, palestras e debates.