AUDIOVISUAL

4ª Fresta recebe cineasta André Parente no Prédio das Artes

Evento reuniu exposição de curtas e artes visuais até novembro

Photograph: Hiago Reisdoerfer/Secom

A 4ª edição da Fresta – Mostra de Audiovisual, evento promovido pelos cursos de Artes Visuais do Instituto de Letras e Artes (ILA) da FURG, teve início na tarde de quinta-feira, 17, no Prédio das Artes Visuais.

Presente na cerimônia de abertura, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Daniel Prado, parabenizou a iniciativa. “Podemos não ter recursos, mas temos capacidade de trabalhar em rede e vontade política de fazer as coisas", disse.

O evento teve início com sessões comentadas pelo convidado especial André Parente (UFRJ). O festejado cineasta e artista visual apresentou uma maratona de 10 filmes e vídeos experimentais. Doutor em Cinema pela Universidade de Paris VIII, Parente relembrou suas experiências com os mais diferentes formatos, como Super-8, filmes em 35mm e mixes de vídeos e instalação.

Em seguida, aconteceu a abertura da exposição em homenagem à artista Cláudia Paim (1961-2018), na Sala de Experimentação. O primeiro dia foi encerrado com a sessão comentada de filmes e vídeos do diretor Lucas Parente.

Nesta sexta-feira, 18, na sala de Oficina de Vídeo do ILA, aconteceu a exibição do I Festival Internacional de Performances Mínimas Urbanas em vídeo e do programa de curtas da Fresta, que contou com uma roda de conversa com os professores Ana Maio, Janice Appel, Marcelo Gobatto e Cláudio Tarouco de Azevedo. Com o tema "Corpo Urbano em Ação", o festival reúne um conjunto de trabalhos videográficos ocorridos no espaço urbano por meio de gestos performativos mínimos na vida cotidiana.

 

Arte contemporânea

O projeto Fresta, criado pelos professores Ana Maio e Marcelo Gobatto, tem o objetivo de promover e divulgar a produção artística em cinema e vídeo experimental, além de assegurar um espaço cultural de difusão, exposição e formação em Artes Visuais, assim contribuindo com as reflexões e as pesquisas acerca do tema e a respeito da arte contemporânea no Brasil.

A programação da Fresta vai até o dia 15 de novembro. Segundo a professora Ana Maio, serão exibidas pela Fresta, ao total, 217 obras de 169 artistas e cineastas de 17 estados do Brasil. Mais informações sobre as atividades do projeto podem ser conferidas na página do evento no Facebook.

 

 

Gallery

Pró-reitor de Extensão e Cultura, Daniel Prado elogiou a iniciativa

Hiago Reisdoerfer/Secom