Com uma década de história, o Programa Socializando a Leitura, coordenado pelo professor Artur Emílio Alarcon Vaz e pelas professoras Adriana de Oliveira Gibbon e Mairim Linck Piva, do Instituto de Letras e Artes (ILA), conta com diversos projetos de incentivo à leitura e à literatura, dentre eles o projeto "Troca de Livros". A iniciativa visa impulsionar o hábito da leitura e ampliar o repertório cultural da comunidade por meio da troca de obras literárias de diversos gêneros.
Em caráter itinerante, o projeto atua junto a diversos eventos culturais, mas, também, possui um espaço físico no Centro de Convivência do campus Carreiros, com o armário do projeto e a ação "Autotroca", desenvolvida no átrio do prédio do ILA.
Com horários de funcionamento divulgados na página do Instagram do programa, o armário funciona em uma lógica diferente da “Autotroca”, que, por sua vez, propõe uma abordagem baseada no autoatendimento; ou seja, ao deixar um livro neste espaço, o usuário pode levar consigo outro da mesma categoria. O projeto, além de proporcionar as trocas, também aceita doações, na finalidade de compor e expandir o seu acervo.
Sobre o Socializando a Leitura
Criado em 2013, o programa Socializando a Leitura tem por objetivo estimular o contato do leitor com o universo da literatura, despertar e incentivar o interesse pela leitura e facilitar o acesso a obras literárias, contribuindo na formação de leitores por meio de trocas entre a comunidade em geral.
O Troca de Livros também tem uma vertente virtual, espaço em que são publicadas as indicações de leitura para os participantes do Projeto. Desde livros canônicos em domínio público até publicações contemporâneas de diversas áreas do conhecimento, tal vertente visa enriquecer o repertório dos leitores.
*Estagiário sob supervisão do jornalista Hiago Reisdoerfer