PARTICIPAÇÃO

Professora da FURG participará de projeto de extensão promovido pela UFPel

“Mosaico: conversações, provocações e práticas estéticas” terá primeiro encontro nesta terça-feira, 27

O Projeto de Extensão "Mosaico: conversações, provocações e práticas estéticas" da UFPel tem como objetivo trazer leituras interdisciplinares sobre diferentes tópicos. Em ambiente virtual, propõe-se discutir sobre temas ligados à arte, à ciência e à cultura, nas suas diferentes formas de manifestação. Interessados poderão acessar o evento clicando aqui.

No dia 27 de outubro de 2020, às 19h (BR), terá lugar o primeiro encontro virtual sobre o tema PAISAGEM. O tratamento deste assunto levará em consideração diversas áreas, tais como a geografia, as artes visuais, as artes sonoras e a ecologia. O encontro contará com a presença de importantes pesquisadores e artistas do Brasil, Portugal e Espanha. Os convidados confirmados para o encontro são:
 
Dra. Ana Maio. 
Professora dos Cursos de Artes Visuais (Licenciatura e Bacharelado), na Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Brasil. Pesquisadora e artista visual; investiga as convergências entre o cinema experimental e as artes visuais, abordando principalmente os temas arquivo e memória no campo da arte contemporânea.
 
Dra. Andrea Maio Ortigara. 
Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2019), na linha de pesquisa Desenvolvimento Regional e Urbano. Participa em vários projetos de pesquisa e de ensino ("Sistema portuário
brasileiro", na Universidade Federal de Santa Catarina; "Comunidades Aprendentes em Educação Ambiental, Ciências e Matemática", na Universidade Federal do Rio Grande; entre outros). Tem experiência em Geografia, com ênfase em Geografia Urbana e Geografia Cultural.
 
Dra. Renata Schlee. 
Doutora em Educação Ambiental na Universidade Federal do
Rio Grande. Professora de ensino fundamental, médio e superior. Trabalhou na Organização Não Governamental - ONG Centro de Estudos Ambientais - CEA em sua diretoria e como coordenadora e executora de projetos de Educação Ambiental. Atua como professora do Ensino Superior na Faculdade Anhanguera de Pelotas. Pesquisadora do grupo GEECAF - FURG. Professora convidada da Universidad de la República - Uruguay.
 
Dra. Raquel Ferreira. Artista visual, Doutora em Poéticas Visuais pela PPGAV/IA/UFRGS, Porto Alegre, RS. Professora do IFRS –Rio Grande. Líder do grupo de pesquisa Humanizar o humano: arte, corpo, linguagens e meio ambiente
(IFRS/CNPq). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa DESLOCC (UFPel/CNPq) e do Grupo de Pesquisa Veículos da Arte (UFRGS/CNPq). Coordenadora da Mostra de cinema latino-americano de Rio Grande.
 
Dr. Filipe Lopes. 
Doutor em Média-Digitais pela Universidade do Porto. É professor e compositor com fortes afinidades com a música electroacústica e novas tecnologias.Tem desenvolvido trabalho na área da composição musical electroacústica e instalação multimédia, colaborando ainda no âmbito do cinema e teatro. Atualmente, além do trabalho criativo e pedagógico que combina música e tecnologias digitais, é
professor Adjunto na Escola Superior de Media Artes e Design do IPP, investigador integrado no CIPEM/INET-Md e uniMAD.
 
Dra. Cristina Palmese. 
Arquiteta, Artista audiovisual e pesquisadora, com
Doutorado sobre "Identidade na cidade", na Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid, Espanha. Diretora do "Paisaje Sensorial Office Lab". Fez Pós-doutorado em "Paisagem sonora como patrimônio imaterial" na Universidad Autónoma de Madrid. Trabalha atualmente num Mapa de histórias sonoras do Covid– 19.
 
Dr. Jose Luis Carles Arribas. 
Professor, pesquisador e compositor. Doutorado em
ecologia pela UAM. Profesor titular del Departamento de Música Interfacultativa de la facultad de Filosofía y Letras en la Universidad Autónoma de Madrid. Responsável pela equipe de pesquisa da Universidad Autónoma de Madrid em Culturas Sonoras. Diretor dos Encontros Ibero-americanos de paisagens sonoras. Autor de instalações sonoras e audiovisuais, cenografias sonoras, música incidental
(dança, cinema, teatro, arte radiofônica ...).
 
Dra. Thais Aragão. 
Thaís Aragão pesquisa som, espaço e mídia. É autora dos estudos "Escuta, gravação, plataforma web: Fazer mapa sonoro como conjunto de práticas de mídia", tese de doutorado em Comunicação pela UNISINOS, e "Doce som urbano: o triângulo e as territorializações dos vendedores de chegadinho em Fortaleza", desenvolvido
em nível de mestrado no PROPUR – Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuou como visiting scholar na University of Salford e na Westminster School of Media, Arts and Design (Reino Unido), junto ao Dr. Michael N. Goddard. Também integra o Grupo de Pesquisa Identidade e Território (GPIT-UFRGS). Atua como produtora cultural na Rádio Universitária FM, emissora da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura ligada à Universidade Federal do Ceará.
 
Organização:
Dr. Elder Oliveira
Dr. Claudio Horacio Vitale 
Dr. James Correa
 
Mediação:
Dr. Elder Oliveira (UFPel)
Dr. Claudio Horacio Vitale (UFPel)
 
Auxiliar Técnico:
Miro Machado (UFPel)

 

Subject: Cultura