AUDIOVISUAL

Minissérie Paralaxe é premiada no FAC do Governo do Estado

Obra é produzida com apoio da FURG TV; em quarentena, atores e atrizes recebem atividades para não saírem da rotina

Photograph: Divulgação/L32 Filmes

A minissérie "Paralaxe" foi contemplada pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Estado do Rio Grande do Sul, na categoria audiovisual. O recurso previsto no edital será aplicado na produção de três episódios de 8 minutos de duração.

A Secretaria de Comunicação (Secom) da FURG, através da FURG TV, também está envolvida na produção de "Paralaxe" por meio do projeto SET RG. A minissérie reúne uma numerosa equipe de talentos locais, focados em retomar a cadeia produtiva do audiovisual em Rio Grande e região. A realização é da produtora rio-grandina L32 Filmes, que já mantém tradicional parceria com a universidade. "A FURG TV/Secom está sempre disponível para estudar propostas de produtoras da região, a fim de estabelecer parcerias na área do audiovisual - seja para a área de programação de conteúdo socioeducativo para TV, seja no ramo da ficção", reforça o secretário de Comunicação, Law Tissot.

"Paralaxe" é fruto da imaginação do estreante Carlos Cabra, formado em Artes Visuais pela FURG, que assina a codireção e o roteiro original. A trama envolve ação policial e suspense com um toque sobrenatural. O elenco reúne atores e atrizes rio-grandinos como as novatas Nathalie Estima, Karina Macedo e Lais Santos, e nomes experientes como Fabian Lipiarski (do curta "O Caso do Policial José") e Lorde Lobo ("Cidade Cyber").

Preparativos a distância
Desde que as gravações foram suspensas, devido à pandemia do coronavírus, o projeto ganhou um novo modus operandi em sua pré-produção. Os atores e atrizes precisaram se readequar e, sob a coordenação do preparador de elenco Conrado Wesley, seguem trabalhando de casa. Tarefas como atividades corporais e testes de interpretação passaram a ser trabalhadas a distância, via webconferências, para que não se perca o ritmo e entrosamento necessário para a atuação diante das câmeras.

A produção irá explorar cenários locais e suas belezas naturais. "Paralaxe" também envolve acadêmicos de Artes Visuais e estudantes do Caic, através do projeto Acreditar é Investir.

O apoio cultural da minissérie é do SESC Rio Grande, Secretaria de Município da Cultura, Instituto Socioambiental de Comunicação (Isca), Organic Recording Studio e Camarim Arte & Cultura. O apoio institucional é do Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar).

O primeiro teaser de Paralaxe pode ser conferido aqui. A minissérie também ganhou perfis oficiais no Facebook e Instagram.

Apoio à cultura
Contemplado pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) por meio do Pró-cultura RS, o Fundo de Apoio à Cultura (FAC) é um mecanismo de fomento fornecido diretamente pelo Estado, sem necessidade de captação de patrocínio, para produtor cultural cujo projeto tenha sido selecionado através de edital. O FAC é originado a partir da abertura de editais de concurso promovidos pela Sedac, que definem as áreas culturais beneficiadas, limites de valores, prazo de execução e requisitos específicos. A seleção de projetos é realizada por comissão julgadora nomeada especificamente para cada edital, que classifica os projetos de acordo com os critérios de pontuação previstos.

O FAC Movimento atende a todas as áreas e segmentos culturais, como audiovisual, artes visuais, artesanato, circo, dança, teatro, culturas populares, tradição e folclore, literatura, música e patrimônio cultural. Nesta última edição, projetos do interior receberam 50% das vagas disponibilizadas.

 

 

Gallery

Trama envolve ação policial e suspense com um toque sobrenatural

Divulgação/L32 Filmes