Artes

Galeria Espaço Incomum inicia fase final de projeto com produções femininas e LGBTQI+

Ação busca, através de arte e cultura, explorar mais do universo feminino

A Galeria Espaço Incomum, do Núcleo de Exposições do Instituto de Letras e Artes (ILA) da FURG, realizou em abril o início do projeto “Possibilidades, percursos e conexões poéticas, estéticas, femi(nistas)ninas e LGBTQI+”, via transmissão online.

 A atividade tem como objetivo incentivar e divulgar presenças femininas e LGBTQI+ nas artes e na cultura, e as apresentações dos trabalhos serão feitas no canal do núcleo no YouTube. Em âmbito regional, nacional e internacional, o evento envolve participantes de diferentes localidades.

De acordo com Janice Martins, professora e coordenadora da atividade, o projeto encontrou através das apresentações online uma forma de incluir diversidades de olhares sobre os assuntos que estão inseridos no dia-a-dia das mulheres e de pessoas LGBTQI+. Assim, buscando aproximar a arte do público, para transmitir sentimentos bons perante o contexto pandêmico. “A arte conecta. Ela consegue comunicar e dialogar todas as mensagens que as outras áreas querem falar. De uma maneira criativa, ainda não visível e que se transforma em imagem, poesia, realidade”, destaca.

Apresentação de trabalhos

A fase final do projeto teve seu início no dia 2 de julho com a participação da professora, artista e pesquisadora Lilian Maus, que demonstrou na exposição seus projetos com poética de travessia e trabalhos realizados ao longo dos últimos 10 anos em um vídeo-documentário. A artista trouxe também o debate sobre o processo de pintura da série Área de Cultivo e os caminhos de criação do jardim à paisagem e apresentou o processo criativo do projeto ‘Linhas Cruzadas’, desenvolvido da Residência Casco (Lei Aldir Blanc).

Desta forma, está planejado que todas as sextas-feiras até o mês de agosto, sejam lançadas falas de cada convidada, por meio de produções audiovisuais, que derivam de suas vivências e trajetórias do universo feminino tendo como ponto de partida um olhar em arte e cultura. As convidadas apresentam relatos e vídeos conceituais a partir de suas experiências como docentes, discentes, curadoras, escritoras, produtoras culturais, artistas, ativistas, técnicas e agentes da comunidade acadêmica e de seu entorno.

A convidada na próxima sexta-feira, 9, será Juliana Oliveira, artista, professora, feminista e pesquisadora de teorias decoloniais, o vídeo terá estreia no canal do núcleo do YouTube, às 14h. 

Convidadas confirmadas

Além das convidadas já mencionadas, estão confirmadas apresentações, por meio de vídeos, de Cláudia Zanatta, artista e professora; Livia Ferreira, escritora que possui o afeto como prioridade na construção de suas histórias; e Gabi Assunção, artista visual, com produções artísticas o desenho, a pintura, as performances, as instalações, os vídeos, fotografias e paisagens sonoras são recorrentes, suas poéticas problematizam espaços racistas, classistas e LGBTfóbicos.

*Estagiária de Jornalismo, com supervisão de Fernando Halal

Cartaz