MPU

Cristina Maria Zardo é a professora homenageada da 18ª Mostra da Produção Universitária

Reitoria, pró-reitores e a coordenação do evento relembraram sua trajetória profissional

Photograph: Fernando Halal

O tema "Aprender, ensinar e transformar: 50 anos de universidade" da 18ª Mostra da Produção Universitária (MPU) da FURG, foi valorizado na manhã de terça-feira, 30, ao ser divulgada a homenageada desta edição, a professora aposentada Cristina Maria Loyola Zardo.

A reitora ressaltou que neste ano de comemorações do cinquentenário da universidade, pessoas que marcaram um determinado período dessa longa trajetória estão sendo lembradas e homenageadas.

“Nós queríamos homenagear uma pessoa que tivesse relevância para o ensino na FURG, um diferencial, e teu nome foi abraçado por todos. Além da tua longa atuação como docente, tens uma história muito bonita e ressaltada por todos, especialmente pela tua competência, dedicação e compromisso com a FURG”, disse a reitora ao revelar a homenagem.

A reitora ressaltou ainda sobre a contribuição de Cristina no período em que esteve como superintendente e diretora da Pró-reitoria de Graduação, na época da Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). A atuação da professora foi marcante para a criação dos novos cursos e na qualificação de projetos pedagógicos - além das orientações junto dos coordenadores de cursos, tendo sido criados 18 novos cursos ao longo de quatro anos.

“Fico sem palavras e agradeço a todos. Porém, tudo que eu fiz foi feito também pela equipe que tínhamos, cada uma sabia sua parte e trabalhávamos bem juntas e isso que é o importante. É uma emoção hoje ver vocês aqui, e cada um tem sua parte nesta história. Fico super agradecida e emocionada”, mencionou a professora.

A coordenadora da 18ª MPU, Simone Anadon, disse que ficou feliz ao saber que a professora Cristina seria homenageada. “Ela tem sido uma grande parceira desde que cheguei à Diretoria Pedagógica. Ela sempre esteve muito presente, sempre a consultei para os investimentos na formação de professores. Hoje estamos em outro momento, mas a importância da Cristina continua a mesma”, afirmou Simone.

Estiveram presentes na ocasião o vice-reitor da FURG Danilo Giroldo, os Pró-reitores de Graduação Renato Duro Dias, de Extensão e Cultura Daniel Prado, de Planejamento e Administração Mozart Tavares Martins Filho, de Infraestrutura Marcos Amarante, de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas Lúcia Anello e a coordenadora pedagógica e responsável pela 18ª MPU Lilian Ney.
A professora, disse que “este momento significa emoção e a consagração de uma vida profissional. É gratificante mesmo depois de aposentada ser reconhecida por tudo que fiz”, finalizou Cristina.

Trajetória

Cristina Maria Loyola Zardo foi docente do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da FURG, ingressando na universidade em 1984. Ao longo de sua trajetória exerceu diversos cargos além da docência. A professora foi, de 1989 a 1993, chefe substituta do Departamento de Ciências Morfo-Biológicas; em 1997 foi coordenadora da comissão do curso de Ciências Biológicas; em 2005 foi nomeada superintendente de apoio pedagógico; de 2009 a 2010 foi diretora da Superintendência de Apoio Pedagógico; entre os anos de 2010 a 2013 ocupou o cargo de diretora de Avaliação e Desenvolvimento da Graduação, e de 2013 a 2017 foi coordenadora do Centro de Formação e Orientação Pedagógica (Cefop).

A professora homenageada pela 18ª MPU atuou por 34 anos na FURG e se aposentou em outubro de 2018.

 

 

Gallery

Professora homenageada da 18ª MPU

Fernando Halal