IO divulga previsão climática para outubro

O Instituto de Oceanografia (IO) da FURG, através da meteorologista Eliana Klering, divulga a previsão meteorológica para o mês de outubro de 2020.

No Rio Grande do Sul, a média histórica de chuva em outubro varia entre 78,7 e 250mm e as médias históricas de temperatura variam entre 13,6°C e 23,8°C. Em Rio Grande a média histórica de precipitação é de, aproximadamente, 98mm, e as temperaturas costumam apresentar valores de 14,5°C, para as mínimas, e 22°C para as máximas (Inmet 1981-2010).

A previsão climática indica que a chuva deve ser acima da média na metade norte do estado e próxima ou levemente acima da média na metade sul. Assim, nas regiões que abrangem os municípios de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, a chuva deve apresentar valores em torno da média histórica. Já em São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha os acumulados de chuva devem apresentar valores abaixo da média histórica (decréscimos em torno de 30%). Com relação às temperaturas, estas devem apresentar valores acima da média em todo o Rio Grande do Sul.

No oceano Pacífico Equatorial as condições de temperatura das águas superficiais sinalizam que está em atuação o fenômeno La Niña, condição que tende a se manter pelo menos até o final do verão 2020/2021. No Atlântico Subtropical permanecem as condições de águas superficiais mais quentes que o normal a partir do litoral norte da Argentina até a costa da região sudeste do Brasil. Este cenário de resfriamento no Pacífico Equatorial e aquecimento no Atlântico Subtropical é um indicativo de possível redução das chuvas nos próximos meses.

Previsão climática - outubro/2020