Divulgada previsão climática para agosto

A meteorologista Eliana Klering, do Instituto de Oceanografia (IO) da FURG, divulgou a previsão climática para o mês de agosto.

De acordo com ela, historicamente no Estado do Rio Grande do Sul chove, no mês de agosto, em média, entre 47,8 e 148,9mm. Para o município de Rio Grande, a média histórica de precipitação neste mês é de 122,1mm. Em relação às temperaturas médias, estas costumam variar entre 11,7 e 16,7°C no Estado. Em Rio Grande, as temperaturas mínimas são, em média, de 10,2°C e as máximas ficam em torno de 18,3°C (Inmet 1981-2010).

O fenômeno El Niño permanece em atuação no Oceano Pacífico Equatorial, entretanto as anomalias positivas da temperatura da superfície do mar (TSM) continuam enfraquecendo. Segundo projeções de diferentes modelos climáticos, há tendência de retorno da neutralidade nos próximos 30 a 60 dias. No Oceano Atlântico Subtropical, as projeções de TSM mantêm tendência de aquecimento das águas costeiras, principalmente entre o litoral norte da Argentina e o Rio Grande do Sul. Este cenário indica um provável aumento de umidade e, também, aumento da amplitude térmica principalmente na região litorânea do Estado.

A previsão para o mês de agosto, indicada por diferentes modelos climáticos, aponta para um cenário de chuva dentro da média em grande para do Rio Grande do Sul. Segundo o modelo estatístico do CPPMet/UFPel, apenas na região nordeste do Estado há tendência de chuva acima do registro histórico (acréscimo entre 25 e 50mm). Com relação às temperaturas, tanto as mínimas quanto as máximas, há tendência que estas apresentem valores próximos à média histórica tanto em Rio Grande quanto em Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha.