O ensino de estudantes surdos como processo em contínua transformação, demanda a busca de novos olhares e perspectivas que consigam uma formação integral dos estudantes desde a emancipação dos seus sentidos. Estas novas perspectivas precisam atender as demandas próprias da Base Nacional Comum Curricular- BNCC e o Curriculum de Libras - o qual estabelece a abordagem mais pertinente na educação de surdos respeitando o jeito surdo de ser.
Assim, dentro desse contexto e pensando na qualificação dos professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bilíngue Carmem Regina Teixeira Baldino, o PPG em Educação Ambiental do Instituto de Educação da FURG irá promover o curso de extensão “Ensino e produção de material didático em ciências para estudantes surdos”. As inscrições podem ser feitas por este link até o dia 2 de setembro.
A iniciativa tem como objetivo promover espaços onde se consiga ser discutida a formação de professores, desde as diferentes áreas do conhecimento humano, colocando como base as Ciências Naturais. Esta proposta de formação tem interesse específico na qualificação dos professores que atendem as necessidades educativas de crianças, adolescentes e adultos surdos da referida escola municipal, a fim de desenvolver distintas reflexões e discussões sobre as situações-limite presentes na sala de aula na hora de promover um estudo crítico e transformado na compreensão das ciências enquanto conhecimento humano.
O curso será desenvolvido durante o tempo de prática pedagógica dos professores, ao longo de 15 semanas tendo um encontro semanal de três horas cada um para obter 45 horas de efetivo trabalho sincrônico, complementado com 15 horas de trabalho assíncrono para completar 60 horas de estudo programados.
Segundo o coordenador do curso, professor Luiz Fernando Minasi, “neste espaço se planeja realizar uma aproximação a distintas categorias do Materialismo Histórico e Dialético como fundamento teórico do marco da pesquisa em que serão avaliados os resultados do curso de formação. Assim, se estabelecerá um diálogo entre as categorias e os documentos orientadores da BNCC para construir uma sinergia entre os dois componentes e produzir abordagem pertinentes as necessidades formativas da instituição de educação”. E complementa dizendo que, “de forma contínua, se explicará qual é a ciência que se ensina aos surdos e qual é a sua pertinência social e formativa nos estudantes. Para que assim, tendo em conta todos os componentes listados, possa ser material do conhecimento desenvolvido na produção de material didático que fomente uma aproximação maior na realidade das leis naturais que regem o universo”.