HQ

Proposta Pedagógica Emergencial dá origem à coletânea de quadrinhos Pandeminha

A publicação é resultado do trabalho final da PPE Naventura, oferecida pelo curso de Artes Visuais

Pandeminha. O título parece brincar com o contexto atual de saúde pública do mundo, mas faz mais: pela ilustração, sintetiza vivências de estudantes de diversos semestres do curso de Artes Visuais nos últimos meses. A pequena pandemia, a pandemia íntima, a pandemia vista pelos olhos de cada um é o que o jogo de palavras indica e as 228 páginas da coletânea apresentam em quadrinhos de 21 autores, disponível aqui. O projeto foi desenvolvido entre os meses de setembro e novembro, orientado pelo artista visual, designer gráfico e professor voluntário Diogo Gonçalves, dentro da Proposta Pedagógica Emergencial (PPE) Naventura, do curso de Artes Visuais.

O processo de criação das histórias em quadrinho levou cerca de dois meses e se deu através das aulas remotas, com encontros semanais via Google Meet em que foram abordados aspectos técnicos da linguagem e a prática da HQ. Segundo o professor, nesses momentos é que a houve apresentação da produção em curso de cada estudante e o consenso sobre a construção da identidade da coletânea.

Para Diogo, um dos principais desafios para realizar o projeto foi manter o grupo motivado em tempos de pandemia. “Felizmente a maior parte da turma se manteve unida, criando um vínculo tão forte que acabei por propor um encontro extra na semana, em que desenhamos e trocamos diversas vivências”, disse.

O envolvimento dos estudantes superou as incertezas das atividades remotas e garantiu a continuidade da proposta pedagógica emergencial no próximo semestre. “Vamos até realizar um amigo secreto de trocas de desenhos, também utilizando do espaço online”, conta o professor. “E para o semestre que vem, convido a pensarmos então dias mais esperançosos, utilizando as possibilidades quase infinitas das histórias em quadrinhos para dias futuros, em que a pandemia já não se faça presente”, planeja. A PPE Naventura é coordenada pela professora Fabiane Pianowski, do Instituto de Letras e Artes (ILA).